sexta-feira, dezembro 04, 2009

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO



UMA MENSAGEM DIFERENTE(Texto: Um Ser de Luz)


Neste Natal resolvi fazer uma homenagem diferente.

Coloquei em minha árvore somente os presentes que ganhei, e felizmente, não couberam, de tantos e tantos que adquiri durante este ano.

Porque vocês, meus amigos, foram os presentes que recebi de Deus. Presentes que se fizeram presentes no decorrer deste ano, de hoje e que com certeza amanhã continuarão a me dar muitas alegrias...

Vocês são presentes de coração...

Aqueles que não compramos, pois não há preço nem dinheiro nenhum no mundo para pagar... São presentes que colhemos na árvore da vida, são frutos da amizade e de muita luz em nossos momentos...

Algumas vezes nebulosos pelas adversidades da vida...

Meus amigos, quero agradecer em prece, por vocês existirem. Que a alegria, o amor, a fraternidade, o perdão, a compreensão... continuem nos unindo.

Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe todos nós e continue orientando-nos e mantendo acesa a luz da Amizade, do Amor e da Paz entre todos.

Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.

Obrigado pela sua amizade e carinho!


quarta-feira, novembro 11, 2009

Rádio e internet são as mídias de maior credibilidade, revela pesquisa


Um estudo realizado pelo Instituto Vox Populi, encomendado pela Máquina da Notícia, aponta que o rádio e a internet são as mídias que despertam mais credibilidade entre os brasileiros. Em uma escala de 1 a 10, o rádio conquistou a maior nota (8,21), quase empatando com a internet (8,20), seguidos pela TV (8,12), jornal (7,99), revista (7,79) e redes sociais (7,74).
A pesquisa mostrou que as mídias apontadas pela credibilidade não são necessariamente as mais acessadas, já que a TV é vista pela maioria dos respondentes (99,3%), seguida por rádio (83,5%), jornal impresso (69,4%), internet - sites de notícias e blogs de jornalistas - (52,8%), revista impressa (51,1%), redes sociais - Twitter, Orkut, Facebook, etc - (42,7%), a versão online dos jornais impressos (37,4%) e a versão online das revistas impressas (22,8%).
O economista e coordenador da pesquisa, Luis Contreras, consultor do Grupo Máquina, destaca o avanço das redes sociais, que se aproximam do índice de credibilidade das demais fontes de informação. “Entre os usuários dessa nova mídia, 40% consideram-na como de credibilidade muito alta. Isso nos mostra claramente que não podemos ignorar o poder das redes sociais na formação de opinião”, enfatiza.
Entre os principais meios de informação, a TV continua na liderança (55,9%), seguida pela internet - sites de notícias/blogs jornalísticos - (20,4%), jornal impresso (10,5), rádio (7,8%), internet - redes sociais - 2,7%, jornal online (1,8%), revista impressa (0,8%) e revista online (0,1%).
O estudo entrevistou 2.500 pessoas maiores de 16 anos, entre 25/08 e 09/09, no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.


Fonte: www.comunique-se.com.br

quinta-feira, novembro 05, 2009

Região Oeste do Paraná quer transformar dejetos de animais em energia elétrica


Vai ter início a segunda etapa do projeto que visa transformar dejetos animais em energia elétrica na região Oeste do Paraná. O trabalho é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná – ADEOP, com o apoio da Itaipu Binacional, através da Coordenadoria de Energias Renováveis e da UNIDO, órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. Na primeira etapa, realizada no ano passado, foi elaborado o levantamento do volume de dejetos de animais capaz de produzir o biogás e que pode ser usado para gerar energia elétrica, nos municípios de abrangência da Bacia do Paraná 3, que compreende 29 municípios do Oeste Paranaense.
A segunda etapa do trabalho compreende o contato com os parceiros que colaboraram com o desenvolvimento do projeto, conta o Gerente do Projeto Luis Aguiar Oliveira, Gerente do Projeto. “Tivemos grandes parceiros como, por exemplo, a Cooperativa Lar, a Sadia entre outros, e vamos apresentar para eles o que foi levantado”. Aguiar cita ainda que será realizado um levantamento completo, no município de Entre Rios do Oeste, de toda biomassa, quer dos dejetos animais, quer de aterros sanitários, quer das lagoas industrias ou de esgotos domésticos, que poderá gerar energia, além de aplicarmos o conceito de cidade energeticamente sustentável no município. “Será aplicado um conceito totalmente novo na região, que trará grandes benefícios à população”.
A cidade escolhida para ser implantado esse projeto, que está sendo chamado de piloto, é Entre Rios do Oeste, pelo fato desse município ter uma grande concentração de suínos, cerca de 70mi, informa Elsidio Cavalcante, Secretário Executivo da ADEOP.
O presidente da ADEOP, Sebastião Santana, destaca que esse projeto vem ao encontro de outros que estão sendo desenvolvidos por outras entidades. “A idéia é preservar o meio ambiente e a biomassa é uma forma de se fazer isso, além de trazer uma grande economia ao produtor e ao país”.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Concurso de caligrafia vai envolver mais de 7.000 alunos de São Miguel do Iguaçu


O Concurso de caligrafia promovido pelo Rotary Club deve ter a participação de mais de 7.000 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município de São Miguel do Iguaçu. O projeto é um dos mais tradicionais da entidade e que esse ano chega a sua 24ª edição e tem por objetivo valorizar a escrita e levar os estudantes a escrever sobre temas relacionados ao Rotary.
A responsável pelo projeto, Tereza Verona Turri, diz que essa atividade tem um grande significado. “É uma satisfação imensa em poder contar com essa juventude e saber que a gente leva informações preciosas a eles e nos sentimos felizes por isso”.
Durante o mês de novembro os alunos participarão do desenvolvimento do concurso que terá a participação das respectivas secretarias das escolas e no dia 01 de dezembro serão premiados os vencedores em um jantar festivo no Rotary Club do município. Uma comissão julgadora fará a avaliação dos trabalhos.
O presidente do Rotary, João Carlos Rosanelli Boles, lembra que em toda sua história esse projeto tem atingido plenamente seus objetivos. “Todas com sucesso absoluto e essa não será diferente”.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Falecimento de ex-companheiro deixa de luto o Rotary Club de São Miguel do Iguaçu


Faleceu no dia 21 de outubro ás 16h00min aos 84 anos o ex-companheiro do Rotary Club de São Miguel do Iguaçu, Helmiro Scherer. Ingressou na entidade em 1.978, um ano após a fundação do Rotary no município. Foi presidente na gestão 1984/1985 destacando-se como um líder nato e motivador por natureza.
O rotariano Ervino Ghellere, presidente quando da posse de Helmiro Scherer, disse que sua participação no clube foi um triunfo. “A sua sinceridade e carisma o tornaram um rotariano de destaque”. Ervino lembrou que o princípio básico do Rotary de “servir antes de ser servido” era uma constante na vida de Helmiro. “Por isso nós o elegemos presidente e foi um dos responsáveis para que a chama do clube se mantesse sempre acesa”.
Helmiro Scherer ingressou no Rotary com 53 anos o que fez com que sua experiência fosse muita valiosa para a entidade. “Foi um guia e exemplo para os mais novos trazendo uma grande maturidade para dentro do clube”, conta Ervino.
O atual presidente, João Carlos Boles, transmitiu as condolências à família e à comunidade rotária pelo falecimento do Sr. Helmiro Scherer.
Na foto acima Helmiro(esquerda) recebe das mãos do rotariano Durval de Quadros certificado de 100% de participação nas reuniões do clube.

terça-feira, outubro 20, 2009

São Miguel receberá Seminário Regional do Rotary Club



O município de São Miguel do Iguaçu vai sediar no dia 07 de novembro o maior encontro Distrital do Rotary Club: O Seminário DQS (Desenvolvimento do Quadro Social) e da Fundação Rotária. Estarão presentes representantes dos 83 clubes que pertencem ao Distrito 4.640 que tem como presidente César Luiz Scherer de Marechal C. Rondon. O Seminário DQS tem por objetivo avaliar o aumento e a retenção do quadro social da entidade em suas cidades e a Fundação Rotária busca a capacitação dos rotarianos.
O presidente do Rotary de São Miguel, João Carlos Boles, o Kiko, lembra que esse seminário estava programado para agosto, mas foi transferido para novembro devido ao surto da gripe A naquele período. “Aproximadamente 300 pessoas deverão estar presentes no seminário que será na Faculdade da cidade”, destacou.
O governador do distrito, César Scherer, anunciou que na parte da manhã acontecerá o Seminário da Fundação Rotária e à tarde o DQS. Scherer disse que o evento discutirá os projetos que hoje estão sendo desenvolvidos pelo Rotary e os números de associados no Distrito e de que forma manter e aumentá-los.
Além de rotarianos do município e da região estarão presentes José Antônio Figueiredo Antióro, um dos diretores do Rotary Internacional, e Alceu Eberhart Coordenador Regional do Quadro Social. O governador César Scherer destacou que esse evento é realizado anualmente e que é de fundamental importância para se discutir e analisar os projetos da entidade junto às suas comunidades.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Fórum do Turismo Sustentável da Região Oeste apresenta projetos para o turismo dos Lindeiros

O Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu(COMTUR) o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos apresentou diversos projetos visando a infra-estrutura e o acesso aos pontos turísticos dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Ele é coordenado pelo Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), com a participação do Conselho dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater, Sebrae, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Itaipu Binacional, Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná(ADEOP) entre outros.
O representante da ADEOP, Arlênio Boaroli, citou que os projetos apresentados foram divididos em três(03) grandes grupos: infra-estrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos. “Na infra-estrutura geral o objetivo é buscar a adequação ambiental dos Balneários sobre resíduos sólidos e líquidos”, destacou.
O projeto de acesso compreende melhorias nas rodovias que ligam Foz a Guairá; melhoria das estradas vicinais com foco na agroindústria familiar; reforma e ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu; revitalização da Estrada velha de Guarapuava; implantação da Beira Rio/Costaneira em Foz e parque Linear.
Nos serviços pensa-se na instalação de portais e Centros Regionais de informações Turísticas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Rondon e Guaíra; projeto Aldeia Temática Indígena em Diamante do Oeste; melhorias do Centro de Eventos de Marechal Candido Rondon; criação de um parque da Redução Jesuítica de Terra Roxa além de um Centro Regional de Comercialização da Agroindústria Familiar como produto associado a turismo, entre outros.
Os recursos para investir nessa área virão do Ministério do Turismo, cuja principal exigência é a elaboração de projetos sustentáveis. Nos próximos encontros da entidade o objetivo é levar essas idéias e projetos aos órgãos competentes do governo do estado e, posteriormente, ao Ministério do Turismo.

domingo, outubro 04, 2009

Ministério do Desenvolvimento Agrário autoriza continuidade do Pronaf Sustentável


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou a Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) no último dia 01 de outubro 09 a dar continuidade ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Sustentável, ou Pronaf Sustentável. O Pronaf sustentável na região Oeste do Paraná é coordenado pelo MDA, com o apoio da Itaipu Binacional e a ADEOP será a executora. Com um investimento de 2,5mi o trabalho compreende a realização de 2.500 Planos de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar (PDSUF) nas pequenas propriedades de várias bacias da região. O PDSUF é um diagnóstico total da propriedade, elaborado pelos técnicos que serão treinados dentro do Programa. Fará parte do PDSUF o Plano de Controle Ambiental (PCA) que é um estudo ambiental que, além da apresentação do empreendimento, identifica os impactos gerados e suas magnitudes, tudo dentro de planos e programas ambientais. É exigido pelos órgãos ambientais para subsidiar licenciamentos ambientais. Para a realização desse trabalho a ADEOP vai ter uma equipe de 60 pessoas divididos entre instrutores, técnicos de campo e equipe de apoio. Os técnicos estão sendo selecionados. O primeiro curso, para 25 técnicos da área agrícola, teve início no final de agosto com instrutores do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), ADEOP e Itaipu Binacional. No total foram selecionados 100 técnicos. Em breve a segunda turma fará o seu curso. O Secretário Executivo da Adeop, Elsidio Cavalcante, disse que agricultura sustentável é aquela que leva em conta todo um sistema de produção da pequena propriedade. “Não basta ganhar o máximo plantando soja, por exemplo, até por cima da nascente; isso não é agricultura sustentável. Ela precisa ter toda a questão ambiental resolvida; diversificação de cultura e agregação de valores ao que está sendo produzido”. Cavalcante informa que em no máximo 15 dias terá início o trabalho na primeira propriedade. “As propriedades serão definidas pela Itaipu Binacional que possue um cadastro delas inseridas no programa Cultivando Água Boa”. O Presidente da ADEOP, Sebastião Santana, destacou que toda a equipe está motivada para realizar esse trabalho. “É um orgulho realizar esse projeto tendo o aval do MDA e Itaipu Binacional e mostra a credibilidade que a Agência adquiriu nesses poucos anos de atuação na região”. Esse projeto cita Santana, é piloto e que o MDA determinou que fosse realizado no Oeste do Paraná devido à qualidade do que já é executado pela Itaipu no programa “Cultivando Água Boa”.

Fórum do Turismo Sustentável da Região Oeste quer melhorar a infra-estrutura turística dos Lindeiros


Em encontro no dia 20 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu foi criado o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, que é coordenado pelo Conselho de Turismo Iguaçuense (COMTUR), com a participação do Conselho dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater, Sebrae, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Itaipu Binacional, entre outros. O Fórum tem por objetivo trabalhar o desenvolvimento do Turismo na região lindeira ao Lago de Itaipu. A Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) foi convidada a participar do Fórum. O Secretário executivo da Agência, Elsidio Cavalcante, disse que no encontro do dia 20 foi criado o Grupo de Trabalho de infra-estrutura para o turismo. “Esse grupo vai estudar e apresentar uma proposta de melhoria da infra-estrutura da região com vistas ao turismo sustentável”. Várias idéias já foram discutidas como, por exemplo, um portal de entrada na cidade de Foz do Iguaçu, apresentando os principais pontos turísticos da cidade e da região. “Além disso, é preciso melhorar a sinalização viária e as rodovias que cortam os municípios lindeiros”, cita Cavalcante. As rodovias precisam estar em bom estado para receber turistas, destaca Elsidio. “Uma delas é a que liga São Miguel do Iguaçu a Guaíra que precisa de melhorias”. Os recursos para investir nessa área virão do Ministério do Turismo, cuja principal exigência é a elaboração de projetos sustentáveis. “O fórum vai definir quais serão os projetos viáveis que deverão ser encaminhados ao governo federal no mês que vem”, cita Elsídio. A região necessita de melhorias em sua infra-estrutura para atrair o turista. Elsidio lembra que o turista quando chega a Foz do Iguaçu já tem seus pontos turísticos definidos que são, principalmente, as Cataratas e a Itaipu. “Precisamos encaminhar os turistas aos pontos turísticos da região lindeira, levando esse turista a conhecer as prainhas, as pousadas, as propriedades rurais, etc. Para isso, precisamos melhorar a infra-estrutura de acesso a esses roteiros”. No segundo encontro dos participantes do Fórum marcado para o dia 5 de outubro, serão apresentadas idéias e sugestões a serem trabalhadas.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Campanha de Trânsito conscientiza motoristas de São Miguel


O Rotary Club de São Miguel do Iguaçu com a colaboração de estudantes realizou no último dia 26 no centro da cidade uma “blitz” para os motoristas com o objetivo de mostrar a importância de se dirigir com atenção respeitando as leis de trânsito. Os motoristas que passavam pela Rua Farroupilha esquina com Alfredo Chaves eram abordados pelos rotarianos e alunos para ouvir orientações de trânsito e recebiam um adesivo com a frase: “Dirigindo? CALMA!”.
Essa ideia surgiu depois de se constatar as inúmeras infrações cometidas no trânsito da cidade, disse o presidente do Rotary, João Carlos Boles (Kiko). Informações obtidas junto à Polícia Militar dão conta de que de 1º janeiro até 31 de agosto, foram contabilizados 96 acidentes. Destes, 89 com vítimas. No mesmo período foram emitidas 215 multas. Do total, 93 gravíssimas.
Os estudantes participaram ativamente da campanha tendo em vista a importância dela. A professora do Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima, Irmã Iara Schneider disse que o Consfat decidiu participar porque sabe do valor que tem a campanha e o esforço do Rotary em ajudar a comunidade. “Quem realiza obras boas para a comunidade tem o nosso apoio”. Para o professor Francisco Heck do Colégio Nestor Victor dos Santos a escola e os alunos se engajaram nessa campanha por ser uma necessidade. “O trânsito está muito agressivo e conscientizar é fundamental e urgente”.
Os motoristas entenderam a ideia e a grande maioria parou para ouvir as instruções e colar o adesivo no seu carro. O Senhor Ildo Kaiser disse que é preciso colaborar e melhorar no trânsito. “Sou uma pessoa calma no trânsito e é preciso que todos sejam”, afirmou. O motorista Valdemar Amboni destacou que é preciso ter calma no trânsito. “Assim como está cada vez maior o número de veículos nas estradas é preciso também aumentar nossa atenção e respeito”, afirmou.
O Rotariano e prefeito de São Miguel do Iguaçu, Armando Luiz Polita, citou que é um trabalho efetivo para conscientizar a população daquilo que é o trânsito. “Quem tem o carro acha que é o dono da rua ou da cidade e não é assim. Temos de respeitar os pedestres, outros veículos e acima de tudo as pessoas que estão na direção de cada carro”.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Rotary Club de São Miguel realiza sábado (26) pedágio de Conscientização no trânsito do município

O Rotary Club de São Miguel do Iguaçu realiza neste sábado (26) a partir das 10horas um pedágio para distribuição de adesivos com frase de conscientização aos motoristas do município. Com a frase “Dirigindo? CALMA!” o objetivo é despertar nos motoristas o senso de responsabilidade ao volante com respeito às leis do trânsito. O evento vai acontecer na esquina da Rua Farroupilha com a Alfredo Chaves em frente ao banco HSBC.
Para o presidente do Rotary Club, João Carlos Boles, o Kiko, a idéia surgiu devido à “loucura” que está o trânsito. “O nosso trânsito é bastante tumultuado e queremos conscientizar os motoristas da fundamental importância de se respeitar às leis”. Kiko alerta os motoristas que tenham muita atenção ao trânsito. “Além da família que ele está conduzindo no outro veículo também existe uma família”.
As estatísticas apontam que, somente no Paraná, a morte de pelo menos 2.077 paranaenses poderia ter sido evitada no ano passado, não fossem a violência e a desatenção no trânsito. Todos foram vítimas de um crime tipificado como homicídio culposo de trânsito, ou seja, acidentes com vítimas em que não houve a intenção de matar. O número coloca o Paraná como o terceiro estado brasileiro com a maior quantidade de óbitos nessa área.
Também nesse dia o Rotary Club fará a entrega de uma cadeira de rodas ao Provopar municipal, entidade que possui informações para atender as pessoas que precisam desse objeto.

Encontro de negócios e decisões políticas foi a temática do Encomex e Foro dos Prefeitos em Foz


Aconteceu de 15 a 17 de setembro em Foz do Iguaçu o ENCOMEX, Encontro de Comércio Exterior do Mercosul e o Fórum Binacional de Prefeitos do Lago de Itaipu, ambos no âmbito do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). Os 03(três) dias foram marcados por encontro de negócios e decisões políticas importantes.
O Encontro de Negócios ENCOMEX Mercosul foi promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP).
O Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Alberto Kleiman, disse que foi mais um passo na Integração Sul-Americana. “Uma integração verdadeira que estimule os negócios na região para pequenos, micros e médios empresários”. Kleiman lembrou que foi um momento em que esses empresários tiveram a oportunidade de fechar negócios e se informar sobre como exportar seus produtos. “Um encontro que buscou colocar num mesmo espaço oportunidades de negócios e decisões que vão afetar a vida das pessoas”.
O Fórum Binacional de Prefeitos do Lago de Itaipu discutiu o desenvolvimento Logístico do Oeste do Paraná e Leste do Paraguai. O Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Moacir Luiz Froehlich de Marechal C. Rondon, avaliou de forma muito positiva o encontro que contou também com a presença do Presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros do Paraguai, Carlos Vicente Riveros. A tônica das discussões ficou em torno de melhorias na infraestrutura regional dos dois lados da fronteira, incluindo a ferrovia, o Porto de Guaíra, o Porto Índio, as estradas troncais do Paraguai, a que beira o lago de Itaipu, entre outras.
O assessor Alberto Kleiman destacou e elogiou a região Oeste do Paraná e Leste do Paraguai pelo trabalho de seus Conselhos de Desenvolvimento. “Temos trabalhado muito com o Conselho dos Lindeiros desde que criamos o Fórum Consultivo dos Prefeitos e Governadores do Mercosul que é um espaço direto desses atores políticos para levarem as suas idéias para os Presidentes para que possam trabalhar de forma conjunta”. Kleiman destacou ainda que o Conselho vêm chamando a atenção das autoridades do Mercosul porque tem um nível de governança e diálogo entre os prefeitos muito elevado. “Fazem projetos e pensam em objetivos comuns”.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná, órgão técnico do Conselho dos Municípios Lindeiros, Sebastião Santana, ficou satisfeito em constatar que a atuação da ADEOP nesse processo vai ao encontro dos objetivos propostos pela entidade que é desenvolver a região de forma sustentável.
No encontro dos prefeitos esteve presente o Presidente da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.), Samuel Gomes, o Diretor Superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte) Luiz Antônio Pagot e o Sr. Gonzalo Garay do Ministério de Obras Públicas do Paraguai e representante paraguaio da IIRSA (Iniciativa para a Integração Regional Sulamericana), que anunciaram diversas obras de Infraestrutura para a região. Ao final do encontro foi elaborado um documento com as diversas reivindicações dos prefeitos locais intitulada de “Carta do Foro Binacional Brasil/Paraguai dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu”, que servirá de base para o Grupo de Trabalho Binacional que será criado, na seqüência, com a tarefa de agilizar todos os trâmites para execução dos projetos e obras definidas.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Trânsito em discussão



Morrem em média 35 mil pessoas por ano no Brasil, vítimas de acidentes com automóveis e outros veículos. Isso nos coloca como donos do 5º. trânsito mais fatal do planeta, só atrás da Índia, China, EUA e Rússia. As leis do trânsito brasileiro eram consideradas suaves demais, até que foi promulgado o novo código de trânsito e da chamada Lei Seca. Nosso maior problema, no entanto, não está nas leis, mas no comportamento da população e dos governantes, neste hábito de descumprir as regras, de fazer vistas grossas ao que existe e deixar tudo como está, diz o repórter Alencar Izidoro da Folha de S. Paulo. Debater o tratamento dado pela mídia brasileira ao tema transporte terreste é, na verdade, discorrer dois tipos de pauta, como no caso da aviação. Uma é o transporte de passageiros na cidade; outra, a movimentação de cargas pelo país. Ambas têm em comum a incapacidade do poder público de organizar, projetar, investir e executar obras tanto no primeiro como no segundo caso. O repórter Alex Ricciardi da revista Imprensa ouviu especialistas como Ariverson Feltrin, especializado em transportes: "Somos um país com predominância de transporte rodoviário, mas que por outro lado conta com péssimas estradas. Já nossas ferrovias ficaram durante década nas mãos do Estado, que sucateou trilhos e trens. A privatização no final dos anos 1990 melhorou o sistema por meio de concessionárias, mas não há novas linhas em construção. O governo não investe e as empresas acham que não é obrigação delas”.O urbanista Jaime Lerner observou que as preocupações com a mobilidade urbana estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Trata-se de requisito fundamental para a qualidade de vida nas cidades, e como tal tem recebido por parte da imprensa maior atenção e viabilidade: "Uma cobertura superficial, com pouca base, polarizando discussões entre metrô e carros, destacando apenas problemas e orçamentos, empobrece o papel que a imprensa tem a desempenhar". Aprofundar os debates é, portanto, tarefa urgente.


Fonte: www.megabrasil.com.br

quarta-feira, agosto 12, 2009

Mais de 50% dos líderes de empresas são dispensáveis



Uma pesquisa da consultoria Entheusiasmos, desenvolvida ao longo de três anos, revelou que mais de 50% dos líderes de empresas, entre eles presidentes, diretores e gerentes, não têm condições ou preparo para levar suas organizações a um bom desempenho ou até mesmo a sobreviver num futuro próximo. Segundo Eduardo Carmello, diretor da consultoria, esse dado revela que muitas empresas não têm lideranças aptas a entender que 80% do valor que uma companhia gera hoje vem de ativos intangíveis como relacionamentos, marca, conhecimento, reputação e capital intelectual, relacionado diretamente aos empregados.

“Esse dado explica por quê 75% dos empregados de empresas, de modo geral, segundo levantamento do Conselho Americano de Liderança, não acreditam que suas lideranças podem levar as empresas adiante, com sucesso, nos próximos 5 anos. O fato é que boa parte destes líderes, que administram empresas inclusive de grande porte, não entendem questões muito importantes da modernidade como a relevância de ativos intangíveis, o que certamente vai comprometer o desempenho destas companhias em futuro breve”, alerta.

“Líderes precisam agir como resilientes, para promover as transformações necessárias que levem a empresa e entregar resultados de alta performance.”

Nesse sentido, segundo Carmello, muitas empresas se veem diante do dilema de ter que dispensar 50% de sua liderança para ter alguma chance de alcançar sucesso, uma vez que estes líderes têm práticas que inibem a transformação das empresas: “Ao longo de 15 anos de estudos e práticas nas empresas, fizemos algumas perguntas aos líderes e executivos. Uma delas é se eles se consideravam pessoas com conhecimento e eficazes e 80% deles disseram que sim, pois fizeram MBAs, frequentam cursos de atualização e leem várias revistas e jornais. No entanto, quando íamos verificar se estes conhecimentos estavam sendo aplicados, esse índice caía para 39%. E quando íamos avaliar se estes conhecimentos aplicados estavam gerando resultados, o indicador chegava a apenas 19%. Ou seja, apenas dizer que sabe, não significa fazer e, para uma empresa, o fazer é o decisivo, é o que gera resultados”, explica.

Para Carmello, essa enorme descrença nas lideranças empresariais é crítica, pois trava o desenvolvimento das organizações e sua adaptação a mercados crescentemente dinâmicos e mais competitivos. Nesse sentido, as empresas e organizações, de modo geral, precisam agir rápido para compreender de as pessoas que administram as empresas estão preparadas e o que fazer para capacitar aqueles que têm o perfil para a mudança.

Fonte: www.comunique-se.com.br

terça-feira, agosto 04, 2009

Medo de contrair H1N1 pode causar pânico e outros problemas psicológicos



Manchetes de jornais e programas de rádio e televisão estão tirando o sono de muita gente. Assustadas com o aumento de casos da influenza A muitas pessoas podem achar que estão infectadas sem estarem – até manifestando sintomas. O mais grave é quando o nível alto de ansiedade causa uma baixa de imunidade e realmente deixa a pessoa vulnerável não apenas ao vírus H1N1, mas a outras doenças.Essas pessoas são vítimas de uma fobia momentânea, como explicam os psicólogos da Clínica Contato Dra. Ana Lúcia Tuma e Dr. Willian Mac-Cormick Maron.“O aparecimento ou intensificação de sintomas é a forma mais comum da relação entre físico e emocional. O medo normal protege a pessoa da doença, já o medo patológico é aquele que protege a pessoa da vida, interferindo na sua felicidade”, afirma a Dra. Ana Lúcia.Há ainda o risco de pessoas muito estressadas desenvolverem transtornos mentais como o TOC ou aquelas que já sofrem desses males terem seu quadro psicológico agravado. O Dr. Willian Mac-Cormick Maron ressalta que os cuidados preventivos em relação a doenças como a gripe A que estão sendo aconselhados - evitar locais muito fechados e aglomerações, lavar corretamente e frequentemente as mãos e outros - não são exageros dentro do contexto atual. Mas, assim que o medo de ficar doente começar a afetar seu bem estar, as atividades do dia-a-dia e os relaciomentos interpessoais, é preciso procurar um médico da área de saúde mental.Segundo a Dra. Ana Lucia, o tratamento pode ser psicoterápico e, se houver necessidade, medicamentoso. “O objetivo principal é diminuir a ansiedade e fortalecer o lado emocional”.


Fonte: www.comunique-se.com.br

terça-feira, julho 28, 2009

Grave mesmo é a epidemia de mau jornalismo


Uma epidemia muito pior que a gripe suína está grassando: a do alarmismo jornalístico.
A nova modalidade de influenza é uma moléstia que ainda não atingiu contingentes mais significativos da população brasileira, além de bem pouco letal.
Mas, trombeteando dia após dia a mórbida contagem de cadáveres, o noticiário causa, em leitores pouco afeitos a estatísticas, a impressão de que estejam diante de uma terrível ameaça.
Longe disto. Em comparação com as grandes pestes do passado, a gripe suína é refresco.
Vale lembrar, p. ex., que a gripe espanhola matou quase 2% da população brasileira, no final da década de 1920: aproximadamente 300 mil pessoas.
Pior ainda é se compararmos os dados da gripe suína com outras causas de mortandade. Aí o que fica evidenciado é a má fé da imprensa.
Vejam o caso da cidade de São Paulo: o número de óbitos ainda não chega a oito.
Pois bem, em maio eu alertei (ver aqui) que a concentração criminosamente elevada de enxofre no diesel mata, somente em São Paulo, capital, 3 mil pessoas ao ano — ou seja, oito por dia!
Mas, como há interesses econômicos de grande monta envolvidos, o assunto é praticamente banido do noticiário.
Já o terrorismo midiático em torno da gripe suína tem sinal verde porque não afetou negócios importantes, pelo menos até agora. Só fez diminuir um pouco o turismo.
Vamos ver se a imprensa manterá o mesmo comportamento leviano caso o público venha a desertar consideravelmente das salas de espetáculos, comprometendo as receitas dos cadernos de variedades.
De resto, tenho a satisfação de louvar, mais uma vez, o corajoso trabalho do ombudsman da Folha de S. Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, que ousou neste domingo qualificar o estardalhaço promovido por seu jornal em torno da gripe suína como irresponsável (ver aqui).
Seu comentário é uma verdadeira aula de ética jornalística. Vale a pena reproduzir os principais trechos:
“A reportagem e principalmente a chamada de capa sobre a gripe A (H1N1) no domingo passado constituem um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008.
“O título da chamada, na parte superior da página, dizia: ‘Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses’. A afirmação é taxativa e o número, impressionante.
“Nas vésperas, os hospitais estavam sobrecarregados, com esperas de oito horas para atendimento.
“Mesmo os menos paranoicos devem ter achado que suas chances de contrair a enfermidade são enormes. Quem estivesse febril e com tosse ao abrir o jornal pode ter procurado assistência médica.
“O texto da chamada dizia que um modelo matemático do Ministério da Saúde ‘estima que de 35 milhões a 67 milhões de brasileiros podem (…) ser afetados pela gripe suína em oito semanas (…). O número de hospitalizações iria de 205 mil a 4,4 milhões’.
“É quase impossível ler isso e não se alarmar. Está mais do que implícito que o modelo matemático citado decorre de estudos feitos a partir dos casos já constatados de gripe A (H1N1) no Brasil.
“Mas não. Quem foi à página C5 (…) descobriu que o tal modelo matemático, publicado em abril de 2006, foi baseado em dados de pandemias anteriores e visavam formular cenários para a gripe aviária (H5N1).
“O pior é que a Redação não admite o erro. Em resposta à carta do Ministério da Saúde, que tentava restabelecer os fatos, respondeu com firulas formalistas como se o missivista e os leitores não soubessem ver o óbvio. Em resposta ao ombudsman, disse que considera a chamada e a reportagem ‘adequadas’ e que ‘informar a genealogia do estudo na chamada teria sido interessante, mas não era absolutamente essencial’.”


sexta-feira, julho 24, 2009

Veja o lado bom de 10 hábitos que parecem ruins



O mundo moderno traz inúmeros hábitos absorvidos no dia a dia sem a menor percepção de seu impacto na saúde. E muitos se acostumam a ideias prontas, que pregam que isso ou aquilo faz mal. Estresse, videogame, sobrecarga de informações, carne vermelha, chiclete, sol e chocolate são alguns vilões dos nossos tempos. Mas tudo tem seu lado bom. Então confira 10 itens e tire tudo a limpo:












Fonte: www.terra.com.br

quinta-feira, julho 23, 2009

É só uma gripe ou é a tal da suína?



Veja as diferenças e sintomas da gripe comum e da chamada gripe suína, a Influenza A (H1N1)



GRIPE COMUM

>> Febre não chega a 39º>> Dor de cabeça leve>> Cansaço moderado>> Calafrios esporádicos>> Dor de garganta acentuada>> Tosse >> Catarro forte >> Pouca dor muscular >> Leve ardor nos olhos

INFLUENZA A>> Febre repentina de 39º>> Dor de cabeça intensa>> Cansaço extremo>> Calafrios intensos>> Dor de garganta leve>> Tosse seca e sucessiva>> Pouco catarro>> Dor muscular intensa>> Ardor nos olhos intenso


Fonte: Organização Mundial da Saúde Media Centre, mediaenquiries@who.int

GRIPE NAS ESTRADAS - Caminhoneiros são alvo de campanha nacional

As principais vítimas da Gripe Suína no Brasil são caminhoneiros. Até agora, foram registradas 22 mortes, sendo que as três primeiras vitimaram profissionais das estradas. Preocupada com este triste indicador, a Federação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos (FENACAM) lança uma campanha de orientação e prevenção, destinada aos profissionais do setor. No começo desta semana a FENACAM iniciou a distribuição de cartilhas e cartazes com orientações básicas sobre as maneiras mais eficientes de se prevenir do vírus H1N1. "Estamos muito preocupados com a classificação de livre circulação do vírus pelo país, confirmada pelo Ministério da Saúde, já que os caminhoneiros rodam por todos os cantos do Brasil”, declara Diumar Bueno, presidente da FENACAM. Segundo ele, os caminhoneiros estão contraindo a doença e a maioria desconhece que existem medidas simples de prevenção contra o vírus. "São um milhão de caminhoneiros autônomos e mais um milhão de contratados que circulam pelo Brasil – muitos deles cruzando fronteiras de países em situação crítica, como Argentina e Chile. Além disso, esta situação se agrava porque eles não têm muito tempo para acompanhar os noticiários, devido o comprometimento com o roteiro, a carga e a manutenção do caminhão", reforça.Para aumentar a efetividade desta campanha, a FENACAM está distribuindo, além das cartilhas, máscaras e gel antisséptico aos caminhoneiros que partem em direção aos locais de maior risco de contaminação. "Consultamos um especialista em medicina do viajante para formatar este material. Além das sedes dos 20 sindicatos, já definimos os pontos estratégicos de divulgação destas peças, todos com grande circulação de caminhoneiros”, finaliza Bueno.

Fonte: www.comunique-se.com.br

quarta-feira, julho 22, 2009

MSN nas redações: facilidade ou problema?




O MSN é utilizado por 74% dos internautas residenciais ativos no Brasil, segundo dados do Ibope/NetRatings de 2008, somando cerca de 17,1 milhões de pessoas por mês. Embora tenha se popularizado como lazer, a ferramenta também já serve ao trabalho. No meio jornalístico, virou um canal para buscar informações, localizar cases e facilitar a comunicação entre equipes.
Para quem trabalha com notícia e depende da rapidez, estar conectado chega a ser um imperativo. “Não há como se trabalhar desconectado, seja do messenger, do e-mail corporativo, do comunicador interno. Não é possível estar fora desse ambiente de contato”, afirma André Fagundes Pase, professor do curso de jornalismo da PUCRS. O importante é saber dosar essa ferramenta e aproveitar os benefícios que ela pode trazer para o trabalho jornalístico.
Na BandNews RS, o mecanismo é utilizado principalmente na busca de fontes para as reportagens, para a interação com o ouvinte e na comunicação interna. “Nós usamos para nos comunicar entre colegas, muito no caso do produtor dos programas com os apresentadores, ainda mais quando os programas são de fora do estúdio”, conta Natália Pianegonda, repórter da emissora. Já no Correio do Povo, apesar de não ser feito uso cotidiano, de acordo com Telmo Flor, diretor de redação do jornal, a ferramenta é principalmente utilizada pela editoria de variedades e no contato com os correspondentes do interior do Rio Grande do Sul.
Renata Giacobone, sócia da Própria Comunicação, diz que o principal uso do MSN na empresa de jornalismo empresarial é para o contato entre a equipe. O instrumento também ajuda, em alguns casos, quando a agenda das fontes está cheia: “É uma ferramenta que auxilia quando os entrevistados não têm tempo – e quando é conhecida para eles”. A rapidez do contato serve ainda para a procura de cases entre colegas, amigos e conhecidos.


Quando vira dor de cabeça


Apesar dos benefícios que o uso do MSN pode trazer (como maior agilidade nas entrevistas, no contato interno e até mesmo para encontrar cases) sua utilização ainda é bastante controversa – já que muitas pessoas fazem uso pessoal do mecanismo dentro do ambiente de trabalho, em qualquer tipo de empresa. André Pase, da PUCRS, acredita que é preciso aprender a trabalhar com o programa ligado. “O uso indevido é feito por aquelas pessoas que não estão acostumadas a trabalhar todo o tempo online. Com a prática do trabalho conectado, o MSN pode até estar aberto, mas o profissional sabe que está ocupado. Essa educação às vezes não é algo muito natural, infelizmente, mas é um hábito que está sendo adquirido”. Renata Giacobone acredita que uma solução para evitar esses deslizes é a criação de uma identidade corporativa, na qual apenas estão adicionados contatos profissionais. Assim, não existe a tentação de puxar conversa com o namorado ou o amigo.


Fonte: www.comunique-se.com.br

terça-feira, julho 21, 2009

Café colonial no dia 01 de agosto no Centro de Eventos de São Miguel


O Rotary Club de São Miguel do Iguaçu em parceria com a Associação Pestalozzi e Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR) promove no dia 01 de agosto no Centro de Eventos da Igreja Matriz á partir das 19h30min horas o Café Colonial. Evento que tem por objetivo arrecadar fundos para essas entidades que prestam serviços à comunidade e também proporcionar momentos de descontração e alegria.
Os ingressos já estão à venda com os rotarianos de São Miguel e na Associação Pestalozzi no valor de R$ 15,00 adulto e R$ 8,00 crianças até 8 anos.
O Governador assistente do distrito 4.640, Mário Morgestern de São Miguel, espera a colaboração da comunidade. “A sociedade de São Miguel e região vão colaborar com o evento nessa grande parceria entre as entidades do município”. Mário destacou que vai ser uma noite de confraternização, festa e de colaboração.
O Presidente do Rotary Club de São Miguel, João Carlos Boles, o Kiko, disse que os preparativos estão bem adiantados. “As equipes já estão formadas e trabalhando para deixar tudo pronto”.

quarta-feira, julho 15, 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde



1. Abacate atua como antidepressivo


Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta a substância, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão. Superdica: Para aproveitar ainda mais a a substância antidepressiva do abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.



Conteúdo do site ANAMARIA

terça-feira, julho 14, 2009

Apesar da decisão do Supremo, não-diplomados ficam sem carteira profissional

Há quase um mês, o Supremo Tribunal Federal determinou o fim da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Entretanto, nesse tempo, nada mudou. O profissional não-diplomado ainda não consegue obter o registro profissional ou a carteira nacional de jornalista.
Profissionais que atuam no mercado, mas não possuem diploma, dizem que, ao procurarem o sindicato, são informados que a carteira só está sendo expedida para quem possuir registro no Ministério do Trabalho.
“Eu fui ao sindicato dos Jornalistas e eles disseram que não fazem carteirinha para quem não tem registro. Eu falei sobre a decisão do Supremo, mas mesmo assim eles disseram que não”, diz um profissional que atua como jornalista há seis anos, mas não quis ser identificado.
O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, explica que a emissão de carteiras está suspensa, mesmo para profissionais diplomados, até que o acórdão da decisão do Supremo seja publicado. Por ser um documento de identificação oficial, a sua emissão desregrada pode ser considerada um crime.
“Nós temos que ser absolutamente responsáveis. A carteira da Fenaj é um documento de identidade oficial. Nós precisamos esperar a publicação do acórdão para conhecermos o que o Supremo decidiu exatamente. Há que se ter algumas regras”, explica Murillo.
A assessoria do Ministério do Trabalho informa que até que a decisão do Supremo seja oficializada, a concessão de registro profissional para jornalistas também está suspensa. As Superintendências Regionais estão recebendo os documentos, mas não estão expedindo os registros, inclusive para profissionais diplomados.

Fonte: www.comunique-se.com.br

segunda-feira, julho 13, 2009

Professor não crê no êxito dos alunos



O estudo Violência e Convivência nas Escolas, realizado por pesquisadores da Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), aponta que mais de 60% dos docentes entrevistados têm certeza de que seus alunos vão abandonar os estudos para trabalhar. Além disso, só 15% dos professores acreditam que eles vão terminar o ensino médio e encontrar um bom emprego. "Na verdade, essa visão replica o que acontece na sociedade. Essa falta de crença no aluno é a mesma falta de crença e de compreensão que cerca o jovem de forma geral", afirma a autora do estudo, Miriam Abramovay.


Fonte: www.uol.com.br

sexta-feira, julho 10, 2009

Assembleia gaúcha lança portal de rádio

Foi apresentado na manhã dessa quarta-feira (08/07) o portal da Rádio Web da Assembleia Legislativa gaúcha. A cerimônia ocorreu em solenidade realizada no gabinete da presidência da casa. Com o portal, a AL procura aumentar a transparência sobre seus atos e melhorar a comunicação do órgão com as rádios, principalmente as do interior.
Apesar da rádio web existir desde 2001, a novidade fica por conta da disponibilização de boletins, que podem ser baixados e veiculados gratuitamente por outras emissoras. As notícias são produzidas pelos jornalistas e radialistas da Rádio Assembleia. Até agosto está prevista a disponibilização também de newsletter com boletins diários.
De acordo com Marcelo Nepomuceno, diretor de Jornalismo da Superintendência de Comunicação Social da AL-RS, o rádio é o veículo prioritário de comunicação dos deputados estaduais com suas bases eleitorais; entretanto, nos últimos tempos, havia perdido espaço para a TV Assembleia e a agência de notícias da AL. Com essa iniciativa pretende-se renovar o interesse na mídia. O portal pode ser acessado no endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia.

Fonte: www.comunique-se.com.br

quinta-feira, junho 18, 2009

STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão




Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão desta quarta-feira (17) que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão. Votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Marco Aurélio defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.
Para o relator, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime. Sobre a situação dos atuais cursos superiores, o relator afirmou que a não obrigatoriedade do diploma não significa automaticamente o fechamento dos cursos. Segundo Mendes, a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão.


Fonte: www.uol.com.br

sexta-feira, junho 12, 2009

As rádios pagam mal

Os locutores estão assumindo cada vez mais atividades e ganhando cada vez menos....Essa é uma constatação nas emissoras de rádio, principalmente as de cidades pequenas. E olha que é uma profissão que há necessidade de algumas habilidades....Não se encontra locutor em qualquer esquina!
As rádios têm seu quadro reduzido de profissionais. E quando acontece uma baixa por motivo de saúde ou outra necessidade? Aí é um Deus nos acuda! Emissora trabalhando com apenas 02(dois) locutores durante praticamente todo o dia!
Por que não se paga melhor esses profissionais e se contrata mais?
Imagino que é porque os donos visam apenas o lucro e não o bem estar dos locutores e muito menos dos ouvintes. Os locutores são obrigados a assumir outras tarefas para dar uma condição financeira razoável à sua família....só que aí a qualidade fica comprometida pq ficam cansados e estressados....

terça-feira, maio 26, 2009

Nova TV por Assinatura chega ao mercado dia 27/5

Com valores a partir de R$ 14,90 e sistemas de pagamento pré-pago e pós-pago, a DTHi oferece os melhores canais da TV por assinatura, sem multa ou fidelidade, e foca no público de classe média, possuidor de antenas parabólicas.
No dia 27/5 chega ao mercado nacional a DTHi, nova opção de TV por assinatura, que leva ao cliente a diversidade da programação paga e a qualidade digital através da antena parabólica. A empresa mira em um mercado de 20 milhões de domicílios com antenas parabólicas instaladas no país, que representa uma população estimada de mais de 60 milhões de pessoas.
Com um único pacote de canais e valores acessíveis, de R$ 14,90 a R$ 39,90, estarão disponíveis, pelos sistemas de pagamento pré-pago e pós-pago, os melhores canais de filmes, desenhos, esportes e variedades. Haverá opções mensais, semanais e também de contratação apenas para os finais de semana, para oferecer total flexibilidade de escolha ao público.
Programação - Com qualidade digital, a DTHi vai levar às antenas parabólicas, que já recebem os principais canais abertos, opções de programação para toda a família como ESPN, ESPN Brasil, TNT, TCM, Space, Isat, Infinito, Boomerang, Cartoon Network, Disney Channel, Jetix, Playhouse Disney, Tooncast e Woohoo. Outro destaque entre as opções será a presença de canais regionais, como o da TV Diário, de Fortaleza.
O cliente tem também à sua disposição recursos como a grade completa da programação na tela do televisor (indicando o horário de início e término das atrações) e a sinopse dos filmes e programas a serem exibidos.
Vale ressaltar que, caso o cliente decida não comprar créditos por determinado período, no sistema pré-pago, ele ainda continuará assistindo a todos os canais abertos da antena parabólica, sem nenhum custo.

Fonte: www.comunique-se.com.br

quinta-feira, maio 21, 2009

Expectativa de vida dos brasileiros alcança 73 anos, diz OMS

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a expectativa de vida dos brasileiros está entre as mais altas do mundo, com uma média de 73 anos.
O Relatório Estatístico sobre a Saúde no Mundo da organização, que foi apresentado hoje em Genebra e que conta com dados de 2007, ressalta que a expectativa de vida das pessoas das Américas do Norte e do Sul é de 76 anos.
Dividido por sexos, as mulheres do continente americano vivem 78 anos e os homens, 73. Atrás deles, estão os europeus e os habitantes do Pacífico Ocidental, com uma média de 74 anos, enquanto a média no Sudeste Asiático é de 65 anos, Mediterrâneo Oriental, 64, e na África, 52.
A nação latino-americana com uma expectativa de vida mais alta é Costa Rica, que alcança os 79 anos, e a mais baixa é da Guiana, com 60. A América Latina também fez vários progressos no âmbito da mortalidade infantil.

Fonte: www.terra.com.br

quarta-feira, maio 20, 2009

Marketing pessoal ajuda a determinar o sucesso na carreira




Para ter sucesso na carreira, os profissionais precisam desenvolver marcas pessoais que o diferenciem da multidão de concorrentes igualmente capacitados. Independentemente de ter sido alvo dos muitos cortes de pessoal realizados nos últimos meses, ou não, o gestor de TI que quiser garantir a segurança de sua carreira deve avaliar como está construindo sua própria imagem no mercado.
A maioria das pessoas, no entanto, está muito ocupada trabalhando e não tem tempo de pensar na reestruturação de suas marcas. Por isso, seguem aqui algumas perguntas que, ao serem respondidas, permitem a identificação dos pontos fracos nas ações de marketing pessoal. São elas:
• Você pode explicar, em poucas linhas, quais são os aspectos que o diferenciam dos outros?

• Se alguém fizer uma busca na internet com o seu nome, encontrará quais tipos de conteúdo?

• Você pode definir qual é seu público-alvo e as estratégias para conquistá-los?

• Seu visual é condizente com a mensagem que deseja passar por meio de sua marca pessoal?
Se a resposta foi “não” para alguma dessas questões, isso representa um sinal de que seu marketing pessoal não é muito eficiente. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a virar esse jogo:
• Mantenha o foco: defina-se da maneira mais específica possível, pois essa é a única forma de se manter na memória das pessoas. Esqueça o erro de mandar um currículo, por exemplo, e descrever-se como “profissional capacitado, espírito de liderança, comportamento colaborativo”. Todos fazem essa mesma coisa e, consequentemente, caem no esquecimento dos recrutadores.
• Diferencie-se: identifique em que aspectos você é diferente dos outros e exponha essa característica no currículo ou em entrevista de emprego. Mostre-se único.
• Avalie sua marca pessoal: assim como fabricantes analisam a aceitação, relevância e atualização dos produtos lançados, você deve se comparar aos concorrentes de tempos em tempos para identificar quais seus pontos fracos e fortes.



Fonte: http://www.uol.com.br/ Catherine Kaputa é fundadora da SelfBrand LLC, consultoria especializada em marketing pessoal

terça-feira, maio 19, 2009

Comissão do MEC: profissionais divergem sobre especialização em jornalismo

A especialização em Jornalismo foi um dos temas discutidos na terceira e última audiência pública do MEC sobre a revisão das diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, nesta segunda-feira, em São Paulo. “Existe uma necessidade de especialização, assim como acontece na Medicina, no Direito, e em outras áreas”, afirmou JB Oliveira, jornalista e presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB-SP, que abriu a audiência.
Caio Túlio Costa compartilhou a mesma opinião. “Defendo a formação ética e humanística e acredito que profissionais de outras áreas poderiam fazer uma especialização em Jornalismo”, alegou.
“Não me parece algo pertinente com o que estamos discutindo aqui, pensar em uma especialização em jornalismo de dois anos. Como proporcionar todos esses conhecimentos que estamos discutindo nesse curto período? Isso quer dizer que qualquer um poderia fazer Jornalismo”, contestou Celso Augusto Schröder, coordenador do Fórum Nacional de Democratização da Informação e vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).
Schröder se referia a alguns temas apontados na audiência para as novas diretrizes dos cursos deJjornalismo, como multimídia, ética, políticas públicas, terceiro setor, regras e acordos internacionais, técnicas de investigação, linguagem visual e matemática, além da formação crítica. “Não vejo tempo para que todo esse conteúdo seja contemplado”, afirmou.
Sérgio Gomes, diretor da Oboré, também discutiu as exigências da profissão e o tempo para que o profissional adquira essa formação. “Não vejo tempo real para todos esses temas. Estão pensando em formar um senhor do conhecimento, um renascentista, que no fim irá ganhar quanto?”, indagou Gomes, destacando o reconhecimento na profissão.
Os participantes também discutiram a falta de atualização das grades curriculares em relação ao mercado de trabalho. “Essas divisões de jornalismo impresso, jornalismo radiofônico não fazem mais sentido. Parece que as escolas de Jornalismo estão formando jornalistas para a década de 70”, disse Eugênio Bucci.
“Muitos profissionais entram na faculdade pensando em atuar nas redações e acabam encontrando mais oportunidades na comunicação corporativa, muitas vezes sem estarem preparados. Por esse motivo acredito que deve haver alguma especialização nessa área, talvez no último ano de faculdade”, defendeu, entre outras sugestões, Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil.
Além desses convidados, a comissão de especialistas, presidida por José Marques de Mello e formada por Carlos Chaparro, Sérgio Mattos e Eduardo Meditsch, entre outros, ouviu representantes da sociedade civil, entidades do terceiro setor, estudantes e profissionais de outras áreas.
Hoje a Comissão de Especialistas se reúne para discutir os temas apontados na audiência e até o início de agosto deve concluir o relatório para as novas diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. “Todo o conteúdo será avaliado e discutido. A intenção é que, se homologado, até 2010 estas diretrizes já estejam em vigor”, afirmou Cleunice Rehem, representante da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC).
“Devemos lembrar que isso não cabe somente ao MEC. Se a sociedade civil não se organizar, não teremos resultados plausíveis”, enfatizou Mello ao encerrar a audiência.

Fonte: www.comunique-se.com.br

segunda-feira, maio 18, 2009

Comunicação on line de venda de veículos está pronto para operar no Paraná

Os proprietários de veículos no Paraná dependem apenas da autorização do Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná e do Detran-PR para contar com um sistema de comunicação de venda em tempo real, o que eliminará quaisquer responsabilidades (fiscal, civil, criminal ou administrativa), a partir do momento em que esta documentação é enviada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) pela internet. O sistema chamado Comven – Comunicação de Venda - é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e a Federação Brasileira dos Notários e Registradores (FEBRANOR), que permite a comprovação em tempo real da transferência de venda de veículos.O sistema vem sendo utilizado desde março de 2008 no estado de Minas Gerais, está prestes a entrar em operação nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e aguarda autorização para implantação em outros estados, inclusive no Paraná. O Comven traz vantagens ao usuário, facilitando o cumprimento das obrigações legais, uma vez que de acordo com a legislação em vigor, o proprietário deve realizar uma série de ações para finalizar seu vínculo com o veículo.Primeiro, é necessário que o proprietário-vendedor reconheça sua firma por autenticidade no CRV – Certificado de Registro de Veículo. Em seguida, ele deve levar ao Detran cópia autenticada do CRV para formalizar o processo de comunicação de venda. Com a implementação do Comven, no mesmo momento em que a assinatura do vendedor é reconhecida, será possível realizar a comunicação de venda em tempo real nos cartórios. Dessa forma o vendedor não precisará mais dirigir-se ao DETRAN para cumprir essa obrigação legal, ficando isento de responsabilidades fiscal, civil, criminal ou administrativa. Os notários terão acesso ao Banco de Dados do Denatran com certificação digital, que garante segurança ao banco de dados, gerenciado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Fonte: www.comunique-se.com.br

sexta-feira, maio 15, 2009

Paraná ainda tem 500 mil pessoas que não sabem ler e escrever





O Brasil concentra atualmente mais de um terço da população analfabeta da América Latina. Estima-se que ao menos 14 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever. No Paraná, cerca de 500 mil pessoas acima desta faixa etária são analfabetas, o que representa 6,5% da população do Estado. O índice está um pouco acima da média da região Sul do País, que é de 5,4% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), dados do Pnad 2007 apontavam que os 6,5% da população analfabeta do Paraná está concentrada em áreas rurais do Estado, onde o nível de escolaridade é infinitamente inferior ao dos grandes centros. A população analfabeta tem, em sua maioria, idade superior a 45 anos. Estima-se que no mundo vivam hoje 800 milhões de adultos não alfabetizados, dos quais 35 milhões estão na América Latina. O Brasil concentra mais de um terço da população analfabeta da região, ou seja, 14 milhões de pessoas com 15 anos ou mais.


Fonte: www.oesteinforma.com.br

quarta-feira, maio 13, 2009

OS 3 ÚLTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE - 'O GRANDE'



Quando à beira da morte, Alexandre convoca seus generais e seu escriba erelata a estes seus 3 últimos desejos:

1 - Que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicosda época;

2 - Que sejam espalhados no caminho até seu túmulo, seus tesourosconquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);

3 - Que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, àvista de todos.Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta aAlexandre a razão destes.

Alexandre explica então:

1 - Quero que os mais eminentes médicos carreguem meu caixão, para mostraraos presentes que estes NÃO têm poder de cura nenhuma perante a morte;

2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoaspossam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possamver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partiremos.


Para REFLETIR...

segunda-feira, maio 11, 2009

Coisas da Política - A gripe dos porcos e a mentira dos homens

O governo do México e a agroindústria procuram desmentir o óbvio: a gripe que assusta o mundo se iniciou em La Glória, distrito de Perote, a 10 quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária de poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods. La Glória é uma das mais pobres povoações do país. O primeiro a contrair a enfermidade (o paciente zero, de acordo com a linguagem médica) foi o menino Edgar Hernández, de 4 anos, que conseguiu sobreviver depois de medicado. Provavelmente seu organismo tenha servido de plataforma para a combinação genética que tornaria o vírus mais poderoso. Uma gripe estranha já havia sido constatada em La Glória, em dezembro do ano passado e, em março, passou a disseminar-se rapidamente.
-------------Os moradores de La Glória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos porcos são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de La Glória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos. A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, Bertha Crisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreia na comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país. É o drama dos países dominados pelo neoliberalismo: sempre aceitam a podridão que mata.
-------------O episódio conduz a algumas reflexões sobre o sistema agroindustrial moderno. Como a finalidade das empresas é o lucro, todas as suas operações, incluídas as de natureza política, se subordinam a essa razão. A concentração da indústria de alimentos, com a criação e o abate de animais em grande escala, mesmo quando acompanhada de todos os cuidados, é ameaça permanente aos trabalhadores e aos vizinhos. A criação em pequena escala – no nível da exploração familiar – tem, entre outras vantagens, a de limitar os possíveis casos de enfermidade, com a eliminação imediata do foco.
-------------Os animais são alimentados com rações que levam 17% de farinha de peixe, conforme a Organic Consumers Association, dos Estados Unidos, embora os porcos não comam peixe na natureza. De acordo com outras fontes, os animais são vacinados, tratados preventivamente com antibióticos e antivirais, submetidos a hormônios e mutações genéticas, o que também explica sua resistência a alguns agentes infecciosos. Assim sendo, tornam-se hospedeiros que podem transmitir os vírus aos seres humanos, como ocorreu no México, segundo supõem as autoridades sanitárias.
-------------As Granjas Carroll – como ocorre em outras latitudes e com empresas de todos os tipos – mantêm uma fundação social na região, em que aplicam parcela ínfima de seus lucros. É o imposto da hipocrisia. Assim, esses capitalistas engambelam a opinião pública e neutralizam a oposição da comunidade. A ação social deve ser do Estado, custeada com os recursos tributários justos. O que tem ocorrido é o contrário disso: os estados subsidiam grandes empresas, e estas atribuem migalhas à mal chamada "ação social". Quando acusadas de violar as leis, as empresas se justificam – como ocorre, no Brasil, com a Daslu – argumentando que custeiam os estudos de uma dezena de crianças, distribuem uma centena de cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei nas vizinhanças.
-------------O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de La Glória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS.

Fonte: www.gilvander.org.br

sexta-feira, maio 08, 2009

10 de Maio DIA DAS MÃES


Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor! Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura!
Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro! Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto novo de amor e carinho! Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!
Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida. Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!
Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo! Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento que permeia o seu ser.Você me faz crer, minha mãe,que esta vida vale a pena ser vivida, quando entregue por amor!
Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe, surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.Você sempre espera de braços abertos o filho e a filhaque precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.
Mãe! Presente de Deus para minha vida! Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho! E, agora, gostaria que o meu agradecimentosoasse mais forte do que todos os dias,porque hoje, mãe, é o seu dia!


terça-feira, maio 05, 2009

O Yoga


Tomei conhecimento da Yoga em 1985 e me surpreendi com seus benefícios para o corpo e principalmente a mente. Numa vida onde o dia-a- dia é marcado por uma correria sem fim e repleto de momentos de tensão, ansiedade e estress é fundamental buscar caminhos que nos tragam a tranquilidade e o equilíbrio para que a saúde não saia prejudicada.

Recomento práticas de Yoga.

Conheça um pouco mais acessando:

terça-feira, abril 28, 2009


A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença. Quantos vírus de gripe suína existem? Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual? É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína? Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas. Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o contágio? O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença. - Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso. - Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos. - Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. - Evite contato próximo com pessoas doentes. - Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los. Quais são os sintomas da gripe suína? Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia. Gripe suína mata? Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta. Como se faz o diagnóstico de gripe suína? Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório. Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos? As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno. Há vacinas para a gripe suína? No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.


segunda-feira, abril 27, 2009

Morre ex-deputado federal ROBERTO GALVANI


Particular amigo....


Uma fatalidade, ocorrida na tarde de ontem(26/04/09), tirou a vida do ex-deputado federal Roberto Galvani, de 74 anos. Engenheiro e atual consultor do Escritório Regional da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo-Oeste do Paraná (Adeop), localizada no Parque Tecnológico em Foz do Iguaçu, Galvani voltava de uma viagem à capital paranaense na tarde de ontem, quando foi envolvido em um acidente de trânsito no quilômetro 254 da BR-277, nas proximidades da cidade de Irati.

De acordo com informações repassadas pelo soldado Teleginski, da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta das 12h40, com óbito no local. Momentos depois do acidente, sua esposa e os três filhos que residem em Curitiba foram avisados da fatalidade. O veículo dirigido por Galvani, um Peugeot 205, vinha no sentido Foz do Iguaçu quando colidiu frontalmente com uma Toyota Hilux. Segundo os dados da PRE, a área de impacto dos dois automóveis foi no acostamento da rodovia. Na Hilux, cinco pessoas ficaram feridas, mas nenhuma corre risco de morte. A notícia da perda de um defensor dos municípios lindeiros e do estado do Paraná abalou familiares, amigos e conhecidos de Galvani — que destacaram em seu currículo sua performance ética na área política, sua luta em defesa da cidadania e do desenvolvimento do estado. Galvani, nos últimos oito meses, era um dos representantes do fórum consultivo da Adeop. Segundo o secretário-executivo da instituição, Elcidio Cavalcante, o ex-deputado era um exemplo de voz atuante, criador de vários municípios. "Galvani era como um pai, uma pessoa extremamente querida e respeitada por todos", lamentou. Amigo próximo do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, Galvani — mesmo antes de ser diretor de Meio Ambiente da Binacional — já começava seu legado de amor ao município de Foz do Iguaçu, apesar de ser natural de Curitiba. "Ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ele abraçou os objetivos da Adeop e do Conselho dos Municípios do Oeste e representava como ninguém o Paraná nas questões do Mercosul. Galvani era uma voz poderosa e convicta dentro do fórum consultivo", completou o amigo.


História


Como deputado, Galvani teve êxito e deixará uma história de representatividade. Um exemplo comemorado de sua atuação em Brasília foi a vitória na decisão do Projeto de Lei nº 46/67, de 15 de maio de 1967, criando o município de Céu Azul e o distrito administrativo e judiciário de Vera Cruz do Oeste, aprovado pela Lei nº 5.572, no qual trabalhou incansavelmente para conseguir o registro legal do Patrimônio com uma área de 730.247,4m², tendo o fato sido consumado em 22 de setembro de 1966. Entre outras defesas, Galvani foi relator do projeto de criação do Instituto de Previdência dos Congressistas. Em 1981 recebeu a Ordem do Ipiranga, do Governo do Estado de São Paulo, no grau de Grande-Oficial.


Fonte: itapu.gov.br

sexta-feira, abril 24, 2009

Domingo, 26, é Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial




Segundo a Sociedade Paranaense de Cardiologia, a hipertensão arterial atinge 40% da população brasileira, mas apenas 23% dos hipertensos fazem o tratamento correto da doença, que não tem cura. “A conscientização do tratamento e controle são fundamentais para a redução dos riscos da hipertensão arterial. Segundo nossas estatísticas, 40% dos hipertensos nem sabem que têm a doença”, ressalta o cardiologista Alexandre Alessi, coordenador da Cardiologia Clínica do Hospital Nossa Senhora das Graças e diretor científico do XII Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia, que ocorre de 27 a 30 de maio em Curitiba.
Quando a hipertensão arterial não é tratada corretamente pode provocar desde uma dor no peito até um infarto do miocárdio. “Os principais riscos são acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, aneurisma vascular e infarto do miocárdio”, relata Dr. Alexandre Alessi. A doença também pode causar insuficiência renal ou paralisação dos rins, além de alterações que podem ocasionar a perda total da visão. “Quem já possui a doença, deve fazer o uso correto da medicação e não abandonar o tratamento”, salienta. A maioria dos hipertensos não apresenta sintomas significativos, que pode ser dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz. “A pessoa não percebe o problema até o momento que sofrer um acidente vascular cerebral ou um infarto”, alerta o cardiologista.
A hipertensão arterial é diagnosticada quando a pessoa possui a pressão igual ou superior a 140/90 mmHg (ou 14 por 9), por isso, é importante medir a pressão arterial periodicamente, o que pode ser feito em hospitais e em postos de saúde. “O ideal é medir a pressão arterial uma vez ao ano, e para quem é hipertenso, a cada seis meses”, esclarece. Em casos mais extremos, a mediação deve ser mais frequente. No próximo domingo, 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.
Para prevenir e tratar a hipertensão arterial é fundamental adotar hábitos saudáveis como: alimentação adequada (cuidados com o excesso de sal e bebidas alcoólicas) e exercícios físicos regulares. Pessoas com diabetes ou com histórico da doença na família possuem mais chances de desenvolver a hipertensão. O excesso de peso também é outro fator de risco, e uma maneira de avaliar é medir a circunferência abdominal, que não deve ultrapassar 94 cm no homem, e 80 cm na mulher. “O controle do estresse e o abandono do tabagismo também são essenciais para o combate à doença”, lembra Dr. Alexandre Alessi.

quarta-feira, abril 22, 2009

Deus está em sua vida?

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e JaneClayson perguntou a ela: 'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11de setembro?'Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sairdo nosso governo e sair de nossas vidas.
Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteionas escolas, etc...Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolasAmericanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a suaopinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nasescolas...A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nossopróximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.
Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossosfilhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades emformação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'. E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriamdisciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!'
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheresnuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural docorpo feminino.
Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos deCrianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. E nós dissemos:'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência eporque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas declasse ou a si próprios...Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: 'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?' A resposta dele: 'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!! 'É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque omundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos doque a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.É triste como alguém diz: 'Eu creio em Deus'. Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus. É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto dasemana. Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou doque pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.
Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam anosso respeito do que com o que Deus pensa...

segunda-feira, abril 20, 2009

Exposição excessiva nas redes sociais pode atrapalhar sua carreira




Recentemente, uma notícia divulgada em grandes portais de informação e jornalismo suscitou uma polêmica: quais são os limites de exposição, e como os profissionais devem atuar nas redes sociais de forma a manterem a liberdade de ter seu espaço na web (liberdade de expressão), mas sem comprometer a sua carreira profissional?

Tudo começou porque a jovem britânica de 16 anos, Kimberely Swann foi demitida após escrever no site de relacionamentos Facebook que seu emprego era chato. A jovem trabalhou por três semanas no escritório administrativo da empresa Ivell Marketing & Logistics, na cidade de Clacton, antes de ser demitida. De acordo com a entrevista de Kimberely ao jornal Daily Mail, a garota não havia citado na rede o nome da empresa, e acreditava ser natural comentar que serviços administrativos como o dela são chatos, ainda mais nas primeiras semanas de trabalho (quando ainda está se acostumando com a função). Não deu outra. A empresa de Kimberely descobriu na rede o comentário e não tardou a demiti-la.

Mas será que essa atitude de vasculhar recados, depoimentos, comunidades e comentários na rede mundial de computadores seria correta? Existem critérios, ou até uma própria ética na rede, para que fatos como este não acontecessem mais?

Para o consultor de Recursos Humanos, Mário Clementino Soares Jr., o que aconteceu na Inglaterra é um absurdo, pois, na opinião dele, o que é importante para a empresa é saber o que o funcionário faz durante o expediente de trabalho e dentro da empresa. “Cabe à gestão da empresa limitar as informações para as quais utiliza como fonte sobre seus colaboradores. Eu, por exemplo, faço parte da comunidade ‘odeio acordar cedo’, porém isso não significa que chego atrasado ao trabalho”. Se invadir perfis para o consultor seria uma atitude antiética, por outro lado ele também acredita que o profissional é quem gerencia sua reputação na rede. E dá dicas: “Os limites de exposição estão diretamente relacionados ao seu objetivo em participar desses sites. Se o foco for networking corporativo, sugiro manter fora do perfil aquelas fotos da última balada ou comunidades de festas, bebidas e manias. Porém se o foco for o de fazer amigos, expressar o pensamento e até paquerar, é extremamente importante entender quem pode participar da sua rede. Se for o caso, não adicione comunidades da empresa, não adicione colegas de trabalho, apenas pessoas em quem confia. Uma rede social muitas vezes é como o diário de um adolescente. Você precisa pensar: quem eu quero que leia meu diário?”, pondera. As confusões e más interpretações decorrentes do mau uso da rede já foram vividas pelo consultor que, depois da experiência negativa, determinou critérios para a exposição pessoal. “Teve um funcionário meu que era conhecido do meu irmão e achou que era meu amigo também. Passou a ter liberdade de fazer brincadeiras que não cabem no ambiente de trabalho. Foi um momento complicado, comecei a ter meu respeito e credibilidade abalados. A solução foi fazer uma limpeza na rede!”.

Por outro lado... Há quem pense diferente do consultor de RH. Para Pedro Eduardo Rodrigues, consultor da Prisma Consulting, a exposição na rede expõe exatamente as pessoas como elas são, pois proporciona a liberdade de crenças, opiniões e valores. Para ele, não haveria mal algum em utilizar as informações, mesmo que pessoais, como critério de seleção profissional. “Fazendo buscas no Google e Orkut, já me surpreendi com cada recado, blog e notícias que fizeram eliminar um candidato. Cito um caso de uma entrevista, na qual o candidato fazia parte da comunidade ‘odeio empresa tal’. Fiz a observação no CV e questionei: ‘Mas no seu Orkut você participa de uma comunidade falando mal da empresa! Por que participar dessa comunidade expressando seu ódio se você acaba de dizer que foi lá que se desenvolveu, contribuiu com a empresa, foi reconhecido e saiu apenas por causa de uma reestruturação? O candidato ficou totalmente desconcertado e sem respostas e, é claro, sem o emprego”, e conclui: “na rede, é preciso ter cuidado!”. Afinal, quem não deve... “Não teme!”, é o que pensa a Consultora de Novos Negócios do Instituto Eneagrama, Evelise Oliveira. Para ela, as redes sociais – orkut, blogs, facebooks, twitter, entre outros – são muito válidas quando usadas com inteligência. “Acredito que o bom senso e a gentileza devem sempre fazer parte das regras, mas tem gente que ainda não entende muito bem isso. O objetivo das redes é dar o direito de cada um ter seu espaço na web, mas o que cada um faz dele [espaço] é de livre arbítrio. Ou usa ao seu favor, ou contra você”, opina.