quinta-feira, setembro 24, 2009

Encontro de negócios e decisões políticas foi a temática do Encomex e Foro dos Prefeitos em Foz


Aconteceu de 15 a 17 de setembro em Foz do Iguaçu o ENCOMEX, Encontro de Comércio Exterior do Mercosul e o Fórum Binacional de Prefeitos do Lago de Itaipu, ambos no âmbito do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). Os 03(três) dias foram marcados por encontro de negócios e decisões políticas importantes.
O Encontro de Negócios ENCOMEX Mercosul foi promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP).
O Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Alberto Kleiman, disse que foi mais um passo na Integração Sul-Americana. “Uma integração verdadeira que estimule os negócios na região para pequenos, micros e médios empresários”. Kleiman lembrou que foi um momento em que esses empresários tiveram a oportunidade de fechar negócios e se informar sobre como exportar seus produtos. “Um encontro que buscou colocar num mesmo espaço oportunidades de negócios e decisões que vão afetar a vida das pessoas”.
O Fórum Binacional de Prefeitos do Lago de Itaipu discutiu o desenvolvimento Logístico do Oeste do Paraná e Leste do Paraguai. O Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Moacir Luiz Froehlich de Marechal C. Rondon, avaliou de forma muito positiva o encontro que contou também com a presença do Presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros do Paraguai, Carlos Vicente Riveros. A tônica das discussões ficou em torno de melhorias na infraestrutura regional dos dois lados da fronteira, incluindo a ferrovia, o Porto de Guaíra, o Porto Índio, as estradas troncais do Paraguai, a que beira o lago de Itaipu, entre outras.
O assessor Alberto Kleiman destacou e elogiou a região Oeste do Paraná e Leste do Paraguai pelo trabalho de seus Conselhos de Desenvolvimento. “Temos trabalhado muito com o Conselho dos Lindeiros desde que criamos o Fórum Consultivo dos Prefeitos e Governadores do Mercosul que é um espaço direto desses atores políticos para levarem as suas idéias para os Presidentes para que possam trabalhar de forma conjunta”. Kleiman destacou ainda que o Conselho vêm chamando a atenção das autoridades do Mercosul porque tem um nível de governança e diálogo entre os prefeitos muito elevado. “Fazem projetos e pensam em objetivos comuns”.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná, órgão técnico do Conselho dos Municípios Lindeiros, Sebastião Santana, ficou satisfeito em constatar que a atuação da ADEOP nesse processo vai ao encontro dos objetivos propostos pela entidade que é desenvolver a região de forma sustentável.
No encontro dos prefeitos esteve presente o Presidente da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.), Samuel Gomes, o Diretor Superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte) Luiz Antônio Pagot e o Sr. Gonzalo Garay do Ministério de Obras Públicas do Paraguai e representante paraguaio da IIRSA (Iniciativa para a Integração Regional Sulamericana), que anunciaram diversas obras de Infraestrutura para a região. Ao final do encontro foi elaborado um documento com as diversas reivindicações dos prefeitos locais intitulada de “Carta do Foro Binacional Brasil/Paraguai dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu”, que servirá de base para o Grupo de Trabalho Binacional que será criado, na seqüência, com a tarefa de agilizar todos os trâmites para execução dos projetos e obras definidas.

Nenhum comentário: