sexta-feira, outubro 09, 2009

Fórum do Turismo Sustentável da Região Oeste apresenta projetos para o turismo dos Lindeiros

O Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu(COMTUR) o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos apresentou diversos projetos visando a infra-estrutura e o acesso aos pontos turísticos dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Ele é coordenado pelo Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), com a participação do Conselho dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater, Sebrae, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Itaipu Binacional, Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná(ADEOP) entre outros.
O representante da ADEOP, Arlênio Boaroli, citou que os projetos apresentados foram divididos em três(03) grandes grupos: infra-estrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos. “Na infra-estrutura geral o objetivo é buscar a adequação ambiental dos Balneários sobre resíduos sólidos e líquidos”, destacou.
O projeto de acesso compreende melhorias nas rodovias que ligam Foz a Guairá; melhoria das estradas vicinais com foco na agroindústria familiar; reforma e ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu; revitalização da Estrada velha de Guarapuava; implantação da Beira Rio/Costaneira em Foz e parque Linear.
Nos serviços pensa-se na instalação de portais e Centros Regionais de informações Turísticas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Rondon e Guaíra; projeto Aldeia Temática Indígena em Diamante do Oeste; melhorias do Centro de Eventos de Marechal Candido Rondon; criação de um parque da Redução Jesuítica de Terra Roxa além de um Centro Regional de Comercialização da Agroindústria Familiar como produto associado a turismo, entre outros.
Os recursos para investir nessa área virão do Ministério do Turismo, cuja principal exigência é a elaboração de projetos sustentáveis. Nos próximos encontros da entidade o objetivo é levar essas idéias e projetos aos órgãos competentes do governo do estado e, posteriormente, ao Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: