terça-feira, abril 28, 2009


A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença. Quantos vírus de gripe suína existem? Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual? É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína? Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas. Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o contágio? O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença. - Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso. - Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos. - Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. - Evite contato próximo com pessoas doentes. - Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los. Quais são os sintomas da gripe suína? Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia. Gripe suína mata? Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta. Como se faz o diagnóstico de gripe suína? Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório. Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos? As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno. Há vacinas para a gripe suína? No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.


segunda-feira, abril 27, 2009

Morre ex-deputado federal ROBERTO GALVANI


Particular amigo....


Uma fatalidade, ocorrida na tarde de ontem(26/04/09), tirou a vida do ex-deputado federal Roberto Galvani, de 74 anos. Engenheiro e atual consultor do Escritório Regional da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo-Oeste do Paraná (Adeop), localizada no Parque Tecnológico em Foz do Iguaçu, Galvani voltava de uma viagem à capital paranaense na tarde de ontem, quando foi envolvido em um acidente de trânsito no quilômetro 254 da BR-277, nas proximidades da cidade de Irati.

De acordo com informações repassadas pelo soldado Teleginski, da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta das 12h40, com óbito no local. Momentos depois do acidente, sua esposa e os três filhos que residem em Curitiba foram avisados da fatalidade. O veículo dirigido por Galvani, um Peugeot 205, vinha no sentido Foz do Iguaçu quando colidiu frontalmente com uma Toyota Hilux. Segundo os dados da PRE, a área de impacto dos dois automóveis foi no acostamento da rodovia. Na Hilux, cinco pessoas ficaram feridas, mas nenhuma corre risco de morte. A notícia da perda de um defensor dos municípios lindeiros e do estado do Paraná abalou familiares, amigos e conhecidos de Galvani — que destacaram em seu currículo sua performance ética na área política, sua luta em defesa da cidadania e do desenvolvimento do estado. Galvani, nos últimos oito meses, era um dos representantes do fórum consultivo da Adeop. Segundo o secretário-executivo da instituição, Elcidio Cavalcante, o ex-deputado era um exemplo de voz atuante, criador de vários municípios. "Galvani era como um pai, uma pessoa extremamente querida e respeitada por todos", lamentou. Amigo próximo do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, Galvani — mesmo antes de ser diretor de Meio Ambiente da Binacional — já começava seu legado de amor ao município de Foz do Iguaçu, apesar de ser natural de Curitiba. "Ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ele abraçou os objetivos da Adeop e do Conselho dos Municípios do Oeste e representava como ninguém o Paraná nas questões do Mercosul. Galvani era uma voz poderosa e convicta dentro do fórum consultivo", completou o amigo.


História


Como deputado, Galvani teve êxito e deixará uma história de representatividade. Um exemplo comemorado de sua atuação em Brasília foi a vitória na decisão do Projeto de Lei nº 46/67, de 15 de maio de 1967, criando o município de Céu Azul e o distrito administrativo e judiciário de Vera Cruz do Oeste, aprovado pela Lei nº 5.572, no qual trabalhou incansavelmente para conseguir o registro legal do Patrimônio com uma área de 730.247,4m², tendo o fato sido consumado em 22 de setembro de 1966. Entre outras defesas, Galvani foi relator do projeto de criação do Instituto de Previdência dos Congressistas. Em 1981 recebeu a Ordem do Ipiranga, do Governo do Estado de São Paulo, no grau de Grande-Oficial.


Fonte: itapu.gov.br

sexta-feira, abril 24, 2009

Domingo, 26, é Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial




Segundo a Sociedade Paranaense de Cardiologia, a hipertensão arterial atinge 40% da população brasileira, mas apenas 23% dos hipertensos fazem o tratamento correto da doença, que não tem cura. “A conscientização do tratamento e controle são fundamentais para a redução dos riscos da hipertensão arterial. Segundo nossas estatísticas, 40% dos hipertensos nem sabem que têm a doença”, ressalta o cardiologista Alexandre Alessi, coordenador da Cardiologia Clínica do Hospital Nossa Senhora das Graças e diretor científico do XII Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia, que ocorre de 27 a 30 de maio em Curitiba.
Quando a hipertensão arterial não é tratada corretamente pode provocar desde uma dor no peito até um infarto do miocárdio. “Os principais riscos são acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, aneurisma vascular e infarto do miocárdio”, relata Dr. Alexandre Alessi. A doença também pode causar insuficiência renal ou paralisação dos rins, além de alterações que podem ocasionar a perda total da visão. “Quem já possui a doença, deve fazer o uso correto da medicação e não abandonar o tratamento”, salienta. A maioria dos hipertensos não apresenta sintomas significativos, que pode ser dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz. “A pessoa não percebe o problema até o momento que sofrer um acidente vascular cerebral ou um infarto”, alerta o cardiologista.
A hipertensão arterial é diagnosticada quando a pessoa possui a pressão igual ou superior a 140/90 mmHg (ou 14 por 9), por isso, é importante medir a pressão arterial periodicamente, o que pode ser feito em hospitais e em postos de saúde. “O ideal é medir a pressão arterial uma vez ao ano, e para quem é hipertenso, a cada seis meses”, esclarece. Em casos mais extremos, a mediação deve ser mais frequente. No próximo domingo, 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.
Para prevenir e tratar a hipertensão arterial é fundamental adotar hábitos saudáveis como: alimentação adequada (cuidados com o excesso de sal e bebidas alcoólicas) e exercícios físicos regulares. Pessoas com diabetes ou com histórico da doença na família possuem mais chances de desenvolver a hipertensão. O excesso de peso também é outro fator de risco, e uma maneira de avaliar é medir a circunferência abdominal, que não deve ultrapassar 94 cm no homem, e 80 cm na mulher. “O controle do estresse e o abandono do tabagismo também são essenciais para o combate à doença”, lembra Dr. Alexandre Alessi.

quarta-feira, abril 22, 2009

Deus está em sua vida?

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e JaneClayson perguntou a ela: 'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11de setembro?'Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sairdo nosso governo e sair de nossas vidas.
Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteionas escolas, etc...Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolasAmericanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a suaopinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nasescolas...A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nossopróximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.
Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossosfilhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades emformação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'. E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriamdisciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!'
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheresnuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural docorpo feminino.
Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos deCrianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. E nós dissemos:'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência eporque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas declasse ou a si próprios...Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: 'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?' A resposta dele: 'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!! 'É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque omundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos doque a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.É triste como alguém diz: 'Eu creio em Deus'. Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus. É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto dasemana. Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou doque pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.
Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam anosso respeito do que com o que Deus pensa...

segunda-feira, abril 20, 2009

Exposição excessiva nas redes sociais pode atrapalhar sua carreira




Recentemente, uma notícia divulgada em grandes portais de informação e jornalismo suscitou uma polêmica: quais são os limites de exposição, e como os profissionais devem atuar nas redes sociais de forma a manterem a liberdade de ter seu espaço na web (liberdade de expressão), mas sem comprometer a sua carreira profissional?

Tudo começou porque a jovem britânica de 16 anos, Kimberely Swann foi demitida após escrever no site de relacionamentos Facebook que seu emprego era chato. A jovem trabalhou por três semanas no escritório administrativo da empresa Ivell Marketing & Logistics, na cidade de Clacton, antes de ser demitida. De acordo com a entrevista de Kimberely ao jornal Daily Mail, a garota não havia citado na rede o nome da empresa, e acreditava ser natural comentar que serviços administrativos como o dela são chatos, ainda mais nas primeiras semanas de trabalho (quando ainda está se acostumando com a função). Não deu outra. A empresa de Kimberely descobriu na rede o comentário e não tardou a demiti-la.

Mas será que essa atitude de vasculhar recados, depoimentos, comunidades e comentários na rede mundial de computadores seria correta? Existem critérios, ou até uma própria ética na rede, para que fatos como este não acontecessem mais?

Para o consultor de Recursos Humanos, Mário Clementino Soares Jr., o que aconteceu na Inglaterra é um absurdo, pois, na opinião dele, o que é importante para a empresa é saber o que o funcionário faz durante o expediente de trabalho e dentro da empresa. “Cabe à gestão da empresa limitar as informações para as quais utiliza como fonte sobre seus colaboradores. Eu, por exemplo, faço parte da comunidade ‘odeio acordar cedo’, porém isso não significa que chego atrasado ao trabalho”. Se invadir perfis para o consultor seria uma atitude antiética, por outro lado ele também acredita que o profissional é quem gerencia sua reputação na rede. E dá dicas: “Os limites de exposição estão diretamente relacionados ao seu objetivo em participar desses sites. Se o foco for networking corporativo, sugiro manter fora do perfil aquelas fotos da última balada ou comunidades de festas, bebidas e manias. Porém se o foco for o de fazer amigos, expressar o pensamento e até paquerar, é extremamente importante entender quem pode participar da sua rede. Se for o caso, não adicione comunidades da empresa, não adicione colegas de trabalho, apenas pessoas em quem confia. Uma rede social muitas vezes é como o diário de um adolescente. Você precisa pensar: quem eu quero que leia meu diário?”, pondera. As confusões e más interpretações decorrentes do mau uso da rede já foram vividas pelo consultor que, depois da experiência negativa, determinou critérios para a exposição pessoal. “Teve um funcionário meu que era conhecido do meu irmão e achou que era meu amigo também. Passou a ter liberdade de fazer brincadeiras que não cabem no ambiente de trabalho. Foi um momento complicado, comecei a ter meu respeito e credibilidade abalados. A solução foi fazer uma limpeza na rede!”.

Por outro lado... Há quem pense diferente do consultor de RH. Para Pedro Eduardo Rodrigues, consultor da Prisma Consulting, a exposição na rede expõe exatamente as pessoas como elas são, pois proporciona a liberdade de crenças, opiniões e valores. Para ele, não haveria mal algum em utilizar as informações, mesmo que pessoais, como critério de seleção profissional. “Fazendo buscas no Google e Orkut, já me surpreendi com cada recado, blog e notícias que fizeram eliminar um candidato. Cito um caso de uma entrevista, na qual o candidato fazia parte da comunidade ‘odeio empresa tal’. Fiz a observação no CV e questionei: ‘Mas no seu Orkut você participa de uma comunidade falando mal da empresa! Por que participar dessa comunidade expressando seu ódio se você acaba de dizer que foi lá que se desenvolveu, contribuiu com a empresa, foi reconhecido e saiu apenas por causa de uma reestruturação? O candidato ficou totalmente desconcertado e sem respostas e, é claro, sem o emprego”, e conclui: “na rede, é preciso ter cuidado!”. Afinal, quem não deve... “Não teme!”, é o que pensa a Consultora de Novos Negócios do Instituto Eneagrama, Evelise Oliveira. Para ela, as redes sociais – orkut, blogs, facebooks, twitter, entre outros – são muito válidas quando usadas com inteligência. “Acredito que o bom senso e a gentileza devem sempre fazer parte das regras, mas tem gente que ainda não entende muito bem isso. O objetivo das redes é dar o direito de cada um ter seu espaço na web, mas o que cada um faz dele [espaço] é de livre arbítrio. Ou usa ao seu favor, ou contra você”, opina.


quinta-feira, abril 16, 2009

Dia Nacional da Voz



"VOZ EDUCADA, SAÚDE CUIDADA"


O que é a voz?


A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), na laringe, pelo ar vindo dos pulmões.
A falta de conhecimento da importância de certos cuidados básicos para preservar a voz pode ter como conseqüência o desencadeamento de algumas doenças laríngeas como, por exemplo, edemas, nódulos, pólipos, úlceras de contato, entre outras.
O trabalho de reeducação tem como objetivo a adequação das estruturas fonoarticulatórias e a conscientização das pessoas para o uso adequado da voz.
As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia. Por isso, com mais razão, os profissionais que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho, muitas vezes, necessitam de um treinamento de apoio para desenvolver o seu potencial vocal.


Higiene Vocal


Beba água, regularmente, em temperatura ambiente, em pequenos goles. A água hidrata as pregas vocais;
Mantenha uma alimentação saudável e regular. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal;
Evite café, bebidas gasosas e cigarro. Eles irritam a laringe. Além disso, o cigarro aumenta consideravelmente a chance de câncer de laringe e pulmão;
Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
Na hora de acordar e levantar da cama espreguice e faça alongamentos para relaxar;
Durante o banho, deixe a água quente cair nos ombros, fazendo movimentos de rotação com a cabeça e ombros. Isso ajuda a diminuir a tensão do dia-a-dia;
Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre reta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça;
Utilize alguns horários do seu dia para descansar e relaxar, tentando poupar a sua voz;
Quando você estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista e/ou um profissional em fonoaudilogia.


Hábitos Prejudiciais


Evite gritar ou falar com muita intensidade: sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar. Quando estiver escutando música ou assistindo TV, abaixe o volume, evite competição sonora;
Pigarrear – essa ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as;
Ingerir líquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente;
O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar desde irritação, pigarro, edema, infecção. É considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe.;
O consumo de álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgésico propiciando abusos vocais.;
Chupar balas ou pastilhas fortes quando estiver com a garganta irritada. Isso mascara o sintoma e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber. Quando o efeito da bala passa, a irritação na garganta aumenta.
Ar condicionado – prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com conseqüente ressecamento do trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão.
Evite a fala durante os exercícios físicos: qualquer exercício de esforço muscular junto com a fala irá provocar sobrecarga na musculatura da laringe;
Evite cantar de maneira inadequada ou abusiva em videokês ou fazer parte de corais sem preparo vocal.
Evite pastilhas refrescantes antes de cantar/falar. Estas geralmente têm efeito “anestésico” e você pode cometer abuso vocal sem se dar conta;
Evite falar em demasia em quadros gripais ou em crises alérgicas, pois o tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser de forte agressão.
Evite falar muito após o consumo de grandes quantidades de aspirinas, calmantes e diuréticos: a aspirina provoca o aumento da circulação sangüínea na periferia das pregas vocais, com a associação do atrito de uma prega contra a outra há um aumento da fragilidade capilar. Os diuréticos e calmantes ressecam as mucosas;
Ingerir líquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente; alimentos e bebidas geladas também causam choque térmico, provocando muco e edema nas pregas vocais;
Evite usar roupas apertadas na altura do pescoço e na cintura, pois irá dificultar a livre movimentação da laringe e também a movimentação do diafragma;
Evite alimentos pesados e muito condimentados, pois além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração;
Ar condicionado – prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com conseqüente ressecamento do trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão;
A prevenção vocal só depende da conscientização de cada pessoa, pois voz é um sinal de saúde e devemos tratá-la adequadamente.


*texto elaborado pela Fonoaudióloga Ângela Guimarães Coelho (CRFa-RS 6243)

terça-feira, abril 14, 2009

Café! Faz bem ou mal?


Neste dia internacional do Café vale a reflexão....


Beber café, ainda que em grandes quantidades, não aumenta o risco de cancro do intestino e recto. Mas também não protege contra a doença. Estas são conclusões de um dos maiores estudos sobre o assunto realizado por uma equipa de cientistas suecos. "Para os pacientes que procuram conselhos sobre o hábito de beber café, a evidência sugere que o consumo moderado, ou mesmo alto, provavelmente não terá influência no risco de cancro colo-rectal," afirmou Alicja Wolk, professora do Karolinska Institute, em Estocolmo, na publicação médica "Gut". A equipa concluiu, também, que o café não tem nenhum efeito protector contra a doença. Alguns estudos anteriores sugeriram que beber café poderia ajudar a prevenir o cancro, mas os investigadores suecos afirmaram que tal conclusão era prematura. A equipa estudou dados sobre consumo de café e hábitos alimentares de 61 mil mulheres suecas, com idades entre os 40 e 74 anos, por um período de nove anos. A conclusão do estudo demonstrou que, por enquanto, não existe nenhuma ligação entre o café e esse tipo de cancro. Comuns em ambos os sexos, os casos de cancro no intestino e recto ocorrem com mais frequência nos países industrializados e atinge mais de 3,5 milhões de pessoas por ano no mundo. A incidência desse tipo de tumor tem vindo a aumentar desde a década de 1970. Uma dieta rica em fibra e com grande quantidade de verdura, legumes e frutas pode reduzir o risco de desenvolver a doença. Se detectado cedo, este tipo de cancro pode ser tratado com sucesso.


Fonte: Paula Pedro Martins MNI - Médicos Na Internet Fonte: Reuters

terça-feira, abril 07, 2009

Dia do Jornalista



A profissão de jornalista é muito desgastante e de muita responsabilidade. Uma palavra que têm uma bela sinonímia, a ética o jornalista deve abraçá-la de vez, já nos bancos da instituição acadêmica. Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Jornalista é a pessoa ou profissional que exerce atividade jornalística como redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador entre outras. O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta. O dia do jornalista já foi comemorado em várias datas. No dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. O dia 29 de janeiro tem uma particularidade e faz parte da história do Brasil, a data, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. As informações vão desde uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio falecido em 1905, até se tornando uma data eminentemente católica. No dia 16 de abril comemora-se o dia do repórter como na definição acima, trata-se de um profissional do jornalismo, por tabela poderíamos afirmar ser dia do jornalista também. Lá pelos idos de 1830 quando do assassinato de um jornalista no mês de abril do citado ano - foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa o dia do jornalista em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. Com essas informações o dia do jornalista fica assoberbado por diversas e diferentes nuances. Essa cronologia para que fique guardada em nossas memórias tiveram aspectos históricos e importantes para culminar com um dia certo para homenagem ao jornalista brasileiro.Vejam: O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”. Seguindo a via-crúcis mais uma data modificou novamente o cenário de comemorações. 03 de maio - pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993. Não terminou aí a indecisão e a data propícia para homenagear o homem da mídia e da imprensa. Em data a posteriori mais precisamente em 01 de junho – Dia da Imprensa que durante 192 anos foi comemorado, erroneamente, em 10 de setembro (atribuía-se à Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial do Império, ser o primeiro jornal brasileiro). No Brasil, a Imprensa surge em 1808, quando passou a circular, em 1º de junho, o “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. A jornalista Daniela Bertocchi afirma que existe o dia mundial do jornalista, Levando-se em conta o maior número de pessoas comemorando, o dia 8 de novembro que seria o dia oficial, em que 1,3 bilhões de chineses comemoram a data. Nos EUA, o dia do jornalista é comemorado em 8 de agosto e mais datas surgem em pesquisas em outros países. No Brasil, pátria amada, idolatrada pergunta-se por que o dia 7 de abril?O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, como foi citado antes e nas entrelinhas dessa matéria. Já o dia Nacional de Luta em defesa do Diploma iniciou-se no I Congresso Brasileiro de Jornalistas, em 1918, no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez foi reivindicado o estabelecimento de um curso específico de nível superior para a profissão. “Desde então, os jornalistas brasileiros vêm lutando pelo direito a uma regulamentação que garanta o mínimo de qualificação profissional àqueles que pretendam trabalhar como jornalistas.” Vejam que a batalha é ferrenha e antiga pelos ideais do jornalismo ser exercido por profissionais possuidores de curso superior, ou mesmo aqueles que tiveram o direito adquirido pela vasta colaboração que deram à imprensa de ontem e de hoje no Brasil. Aproveitamos o dia de hoje para desejar sucesso a todos os jornalistas do Ceará e do Brasil e que a luta em prol dos direitos do jornalista continue, apesar de diversas atribuições destinadas a profissionais do jornalismo tenham sido tolhidas. E que as empresas jornalísticas possam dar aquilo que é mais do que sagrado, a assinatura da carteira profissional como jornalista e não radialista. Nada contra nossos companheiros que fazem à mídia falada que também tem sua importância fundamental para o público mais carente e menos privilegiado e para aqueles que realmente adoram o rádio desde sua inserção no Brasil.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE

segunda-feira, abril 06, 2009

PASCOA




Páscoa significa renascimento, renascer.

Desejo que neste dia, em que nós cristãos,comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,possamos renascer também em nossos corações.

Que neste momento tão especial de reflexãopossamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.

Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Não nos deixe esquecerque mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,tú estás conosco em nossos corações,porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,você jamais o faz.

Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Paie pela humanidade,que muitas e muitas vezes esquece disso.

Esquecem de ti e do teu sacrificio...

Quando agridem seu irmão,

Quando ignoram aqueles que passam fome,

Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,

Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,

Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.

Jesus…Conceda-me a graça de ser menos egoísta,e mais solidário para com aqueles que precisam.

Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigonão importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,

Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.

Por minha vida e por minha alma imortal.Obrigado Senhor!



quinta-feira, abril 02, 2009

Diretores de redação condenam diploma, mas se dividem quanto à Lei de Imprensa

Ricardo Gandour, Rodolfo Fernandes e Mariza Tavares, diretores de redação do Estado de S. Paulo, O Globo e Rádio CBN, respectivamente, se manifestam contra a obrigatoriedade do diploma, embora se dividam em relação à Lei de Imprensa. As duas questões estarão na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (01/04).
"Minha expectativa é de que o STF confirme a liminar, mas não anule totalmente a Lei de Imprensa. Sua modernização deve ficar a cargo do Congresso, onde poderá ser objeto de um debate mais profundo”, opinou Mariza.
Para ela, a exigência do diploma ajudou a elevar o padrão da profissão, mas a especialização do exercício de jornalismo chegou a um ponto que a regra deve ser revista. “A imprensa e o público precisam de profissionais de formação sólida e esta pode ser adquirida em diversos cursos superiores, e não apenas no de jornalismo”.
Gandour se diz contra a obrigatoriedade do diploma, mas a favor da existência do curso de Jornalismo. “Eu acho que o curso de jornalismo tem que se aprimorar, e ganhar flexibilidade para poder ser uma especialização para graduados em várias áreas”.
Quanto à Lei de Imprensa, ele acredita que deva haver “uma lei mínima, que normatize algumas questões que, se não forem normatizadas, geram excessos, como as indenizações milionárias que são cobradas. Acho que a lei vigente é do regime autoritário, não faz nenhum sentido. Acho essencial que tenha uma lei que proteja a imprensa contra abusos, como a orquestração de ações. A imprensa é algo que deve ser protegido, no sentido mais nobre do termo. A atividade jornalística interessa a sociedade, interessa a democracia. A imprensa livre e de qualidade é fundamental para a democracia brasileira”.
Já Fernandes é contra a existência de uma Lei de Imprensa. “Não existe a lei do advogado, não existe a lei da sociologia, não existe a lei da medicina, que exija que esses profissionais sejam julgados por uma lei específica. A gente fez uma análise em todas as leis de imprensa da história do Brasil e todas elas foram feitas para cercear o trabalho da imprensa. Não adianta dizer que vamos acabar com essa e vamos fazer uma nova, porque não há a menor dúvida de que a nova legislação será feita para cercear o trabalho da imprensa”.
Ele deixa claro que defende profissionais qualificados, o que não significa que seja a favor do diploma. “Tudo que só existe no Brasil e não é jabuticaba, não pode ser tão bom assim. Você estuda todos os países, as legislações trabalhistas, só no Brasil você consegue ver essa obrigatoriedade da exigência de um diploma. Claro que eu defendo profissionais cada vez mais qualificados, mas não entendo por que um profissional de Economia, ou de Direito, não possa fazer até mesmo um estágio que todas as empresas oferecem, e não possa exercer a atividade jornalística”.

Fonte: www.comunique-se.com

quarta-feira, abril 01, 2009

Pra que serve um amigo?



serve um amigo?
Pra tanta coisa... não é? Para Instalar o XP no computador e não cobrar nada, mesmo perdendo horas e horas a fio! Para trazer muamba do Paraguai e quase ser preso!
Para emprestar o carro e recebê-lo de volta com multa
e 21 pontos na carteira.
Pra rachar a gasolina, emprestar a prancha,
recomendar um cd, dar carona para festa, passar cola,
caminhar no shopping, segurar a barra.
Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
A amizade é indispensável para o bom funcionamento
da memória e para a integridade do próprio eu.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises e choro, experiências.. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta
o tempo, empresta o calor e a jaqueta.
Um amigo não recomenda apenas um cd. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.
Um amigo não dá carona apenas para festa. Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu.
Um amigo não passa apenas cola... Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.
Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo,
sai do fracasso ao teu lado.
Segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.
Duas dúzias de amigos assim, talvez, ninguém tem...

Se tiver um, amém!