terça-feira, março 31, 2009

Dia da Saúde



O mais valioso bem é a nossa saúde. Sem a nossa saúde, não seriamos capazes de conseguir as coisas que queremos na nossa vida, ir aos lugares que sempre sonhamos, fazer as coisas mais extravagantes e arrojadas.Ao longo das últimas décadas, à medida que vão abrindo cadeias de fast-food ou “comida falsa” como eu lhes costumo chamar e sendo criadas novas comidas artificiais, mais e mais pessoas têm aderido a tais opções tendo esquecido a importância dos seus templos (corpo).
Esses hábitos de alimentação bastante pobres em valor nutricional e ricos em gorduras, calorias, sal e açúcar, juntamente com um estilo de vida em que o stress e sedentarismo predominam, têm criado um aumento em algumas doenças e falta de performance física no organismo. Devido a tudo isto maior parte da população perdeu literalmente o controle do que se passa no seu corpo e saúde
Já a algum tempo tenho vindo a interessar-me em tudo o que possa ser utilizado para obter uma vida mais saudável e que permita ao meu corpo funcionar como deve. Por isso mesmo tenho-me concentrado na prevenção porque é mais fácil prevenir do que remediar.
Estas são algumas dicas para que possa retomar o controle da sua saúde e que lhe permitem alcançar bem-estar.


1. Conheça os seus motivos:


Se procura ficar mais saudável, em forma e ter um aspecto mais jovem, então tem de conhecer os seus motivos. Se estiver familiarizado com algum guru da área do desenvolvimento pessoal, pode já ter ouvido falar de Tony Robbins e da sua obra onde afirma que não importa qual é a meta que definiu, pois quantas mais razões tiver para a realizar, mais se vai convencer que a quer alcançar e ai vai ser mais fácil vencer a inércia. Porque é que você deseja mais bem-estar agora e não antes? O que é que tem causado esta mudança? E até que ponto está empenhado?


2. Crie o seu plano de bem-estar:


Quando tiver a certeza que quer dedicar algum tempo, energia e recursos para recuperar a sua saúde e melhorar o seu bem-estar geral. Criar o seu plano exige saber exactamente como gostaria que parecesse, sentisse ou fosse, a sua saúde e o seu corpo daqui a 1-5 anos e então dividir essa visão em pequenas metas mensais de nutrição, exercício e algo mais que seja necessário para concretizar as suas metas.


3. Livre-se das suas influências negativas:


Já alguma vez tentou melhorar algum aspecto da sua vida e por muito que tentasse, parecia que nada funcionava? É normal, porque você não eliminou as energias negativas nem as coisas que se estavam a opor à mudança. Por exemplo se para si comer batas fritas e biscoitos são duas coisas negativas para atingir a sua meta mas continua sem resistir, você está a afastar-se progressivamente do seu objectivo. Faça uma lista das coisas que está a tolerar na sua vida, coisas que você sabe que não deve fazer ou ter mas ainda as está a fazer. E comece lentamente a reduzi-las até finalmente conseguir livrar-se delas.


4. Mantenha-se hidratado:


Durante o nosso sono, quando respiramos, através da urina e transpiração perdemos muitos líquidos por isso é muito importante que diariamente reponha os líquidos que vai perdendo. A vitalidade das nossas células vem essencialmente da água e são as células que garantem que o nosso corpo funciona da forma correcta. Sem água, as nossas células começam a murchar tal como as plantas sem água. O nosso corpo é composto por cerca 70% de água tal como o nosso planeta por isso devemos consumir água suficiente para manter o nosso corpo hidratado e para possibilitar ao organismo a libertação das toxinas que vão sendo acumuladas diariamente. Coma bastante fruta e verduras pois são ricos em água.


5. Descanse o suficiente:


Sem dormir, o relógio biológico do nosso corpo perde o seu ritmo e começa a falhar, causado hábitos pouco saudáveis. Descanse bem e de forma consistente todos os dias. Tente ser consistente com os seus horários para que o seu organismo consiga criar uma rotina.


6. Exercite-se pelo menos 30 minutos por dia:


Este artigo não seria sincero se não incluísse o exercício físico. O exercício físico coloca o seu corpo em movimento, a sua circulação e a sua energia. Se é uma pessoa atarefada e não tem muito tempo, pode sempre separar os 30 minutos em 2 ou 3 blocos de tempo podendo assim fazer um pequeno intervalo no seu trabalho para ir calmamente adquirindo o hábito de exercitar o seu corpo.


7. Coma devagar:


O movimento “Slow Food” fala da importância que tem comermos a nossa comida devagar para ajudar a digestão, podendo também apreciar com mais prazer as suas refeições. Estudos recentes revelaram que comer mais devagar pode fazer com que se sinta saciado com menos quantidade de comida ingerida.


8. Não coma demasiado:


Coma apenas até se sentir satisfeito. Não coma demais nem se empanturre com comida. Coma de forma equilibrada e até o seu estômago se sentir cheio. Você pode sempre comer qualquer coisa saudável mais tarde e isso é melhor do que comer demais.


9. Mantenha um diário de alimentos:


Uma da melhores maneiras de garantir que se mantém saudável e que não se desvia da sua meta é manter um diário dos alimentos que ingere, assim vai estar sempre consciente de tudo o que realmente comeu. Aponte tudo o que como e bebe a cada refeição e entre refeições, aponte também o tempo que dedicou ao exercício físico.


Ai tem 9 dicas para assumir novamente o controlo da sua saúde e do seu bem-estar. Se você está realmente determinado tente integrar pelo menos 5 destas dicas na sua vida, para quem não vê como prioritária a sua saúde o bem-estar, tente apenas 1 delas.
Ficar saudável, melhorar a sua forma física e recuperar o aspecto jovem é suposto ser divertido, por isso garanta que mantém a alegria e que se diverte enquanto progride.


Mulheres procuram mais atendimento médico do que homens



Segundo estudo realizado pela Diagnósticos da América S.A. – Dasa, em 2008, as mulheres realizam mais exames do que os homens, principalmente na idade adulta. No Brasil, dados do Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde – SUS apontam que a cada oito consultas ginecológicas acontece apenas uma urológica. A maior incidência na procura feminina está relacionada à prevenção do câncer de mama, o acompanhamento da idade reprodutiva e da menopausa e com cuidados com doenças coronárias e problemas hormonais.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no Santa Genoveva Complexo Hospitalar, é prova disso. "Apenas neste mês, as internações cirúrgicas femininas representaram 57% dos atendimentos, contra 43% dos homens", apresenta Nádia Furlani, coordenadora de hotelaria do complexo hospitalar.

De acordo com os dados do complexo hospitalar, os procedimentos mais realizados neste período foram as cesarianas, seguidas da histerectomia (remoção cirúrgica do útero) e histeroscopia (inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia).

Estes números comprovam uma das causas apontadas pela pesquisa da Dasa de que a maior incidência de exames entre as mulheres é devido a situações especificamente femininas, como exames durante as gestações e o pré-natal. Outro motivo apontado pela pesquisa é a sobrevida do sexo feminino que é maior que a do masculino. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, elas vivem 15 anos a mais que os homens.

EstatísticasSegundo a pesquisa, a diferença pela procura é acentuada na fase adulta, entre os 20 e 40 anos. Neste período, para cada teste realizado no sexo masculino, de 2,5 a 2,8 são efetuados em mulheres. Após os 40 anos o crescimento é constante. Na infância, quando são acompanhados pelas famílias, a proporção de meninas e meninos é igual. O início no aumento é constatado entre os 10 e 19 anos.

A falta de prevenção, algumas vezes aliada ao preconceito, faz que os homens sejam mais afetados por algumas doenças que se identificadas na fase inicial poderiam ser tratadas, como é o caso do câncer de próstata. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil, entre 60 e 70% dos casos são diagnosticados quando a doença já está disseminada.A incidência da doença é de cerca de 8% nos homens com mais de 50 anos. Por isso, as organizações de saúde recomendam que todo homem com mais de 50 anos faça visitas de rotina ao urologista para examinar a próstata. O tumor pode ser detectado através de um exame específico no sangue ou por um toque no reto.


segunda-feira, março 30, 2009

Governo mantém corte de IPI, zera imposto de cimento e sobe de cigarro

O governo anunciou nesta segunda-feira a prorrogação, por três meses, da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que incide sobre veículos e caminhões. Também serão reduzidos o IPI sobre alguns materiais de construção e a Cofins (Constribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre motos (veja tabela mostrando o corte de impostos).As informações foram anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, as medidas de desoneração somarão R$ 1,5 bilhão.
Entenda a redução de impostos anunciada pelo governo
Para compensar, o governo aumentará o IPI e o PIS/Cofins para cigarros, o que provocará uma alta de 30% no seu preço. A prorrogação do IPI para veículos será condicionada à manutenção dos empregos por parte dos fabricantes de veículos e motos. "Não pode demitir" durante a vigência do acordo, disse o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT), presidente da Força Sindical. Segundo Mantega, a medida valerá apenas para os próximos três meses porque, no segundo semestre, "a economia brasileira já terá se recuperado então não vai mais ser necessário (prorrogar novamente o IPI)". Entre os estímulos aos materiais de construção, Mantega citou o cimento, em que o IPI será reduzido de 4% para 0%; o segmento de tintas e vernizes, de 5% para 0%, os revestimentos não-refratário, de 10% para 2% e o chuveiro elétrico. O corte de imposto sobre materiais de construção tem o objetivo de manter o mercado aquecido até que os efeitos do pacote habitacional, lançado na semana passada, comecem a ser percebidos, disse Mantega.

Fonte: www.uol.com.br

terça-feira, março 24, 2009

FIQUE ATENTO

*COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

*Serviço 102(Informações**)*

*Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05. Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação*
*fone 0300-789-5900.
*
Para informações da lista telefônica, use o **nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

***Correios*
**
Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela. Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R$0,27 (a grama). Agora imaginem no Brasil inteiro,quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?

**Telefone Fixo para Celular*

A MELHOR DE TODAS!!!**

Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal..*
Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.

*Exemplos:*
*9XXX - 2522 + 2*
*9X7X - 1345 + 5*
Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone*
*celular chamado !

*Serviços bancários pela Internet:

*Para quem acessa o Home Banking de casa. Vale a pena ler e se prevenir.
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas
abaixo para verificar a autenticidade do site:*
*1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está
correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar,é pirata! Não tecle nada.*
*2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira
vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do
banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a
senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como
conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.*
*3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página
aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone;
uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve
aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será
apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.*
*Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você
jamais seja vítima de fraude virtual.

quinta-feira, março 19, 2009

19 DE MARÇO DIA DE SÃO JOSÉ




A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

quarta-feira, março 18, 2009

Hoje ouve-se muito, mas com pouco conteúdo e de duvidosa qualidade.



Compramos e comemos muita porcaria das gôndolas dos supermercados,... produtos enlatados, cheios de conservantes que nos causam câncer, diabetes, obesidade, colesterol... mas a melhor e mais saudável comida é aquela que nossas mães nos preparam com amor e dedicação... e assim é com a música que ouvimos na grande mídia.
O mundo moderno com suas tecnologias de mídia e acima de tudo a comercialização desenfreada da indústria cultural faz o cidadão(ã) ouvir muito, consumir muitos produtos da indústria fonográfica. Uma "arte" de consumo de duvidosa qualidade, assim como faz com sua alimentação enatada.
Compra-se música em CDs e DVDs em gôndolas de supermercados, na Internet, e até de forma alternativa nos produtos "genéricos" oferecidos nas bancas de camelôs e que de alguma forma direta ou indireta acabam por gerar a grande lucratividade dos empresários da indústria cultural.
Cria-se ídolos descartáveis que não conseguem perdurar no "sucesso" (e na memória do povo) por mais de um verão... Talvez aí venha a frase "o sucesso desse verão". Músicas de consumo momentâneo em forma de "moda sasional" as quais são produzidas e comercializadas apenas e tão somente para gerar a lucratividade do empresariado desse setor. Alias, faz muito tempo que não se cria um clássico da música popular como muito ouvimos até hoje nos mesmos barzinhos da vida.
A grande mídia por sua vez restringe-se em divulgar e fomentar apenas a música proveniente dessa industria. Tudo o que ela faz e que envolve a arte musical tem como foco central essa premissa: o artista da gravadora tal... ou seja: músico, compositor ou mesmo trabalho musical que não esteja diretamente envolvido ou comprometido com a industria fonográfica, nem é mencionado na grande mídia, é como se nem existisse. Artista só é reconhecido como tal na mídia se este tiver contrato com uma gravadora dessa indústria.



Por Chico Lobo*
Dedico este texto ao meu amigo poeta e educador em comunicações José Luiz Adeve (Cometa)

terça-feira, março 17, 2009

Técnica promete combater a depressão



Estresse e depressão são duas expressões cada vez mais presentes na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada quatro famílias, uma tem pelo menos um membro com diagnóstico psiquiátrico, na maioria das vezes depressão. As estimativas indicam ainda que cerca de 450 milhões de pessoas atualmente sofrem de distúrbios mentais como transtorno bipolar e síndrome do pânico, entre outras. Além dos números alarmantes, o grande problema é que a medicina tradicional trata dos sintomas e não das causas, por isso vem crescendo a procura por tratamentos alternativos, entre eles a Apometria, uma técnica terapêutica desenvolvida por um médico gaúcho, Dr. José Lacerda, nos anos 70. A palavra vem do prefixo grego apo (além) e do radical metria (medida) e é o nome dado a um trabalho realizado nos diversos níveis de consciência do indivíduo, com o objetivo de promover a cura e o bem-estar. O terapeuta Darcio Cavallini explica que, simplificadamente, uma sessão de apometria consiste em direcionar as energias do indivíduo por meio de impulsos magnéticos, usando o poder da vontade sob o controle da mente. "Precisamos ir além do corpo físico, pois já está provado que remédio não cura a doença, é só um caminho. Se assim não fosse, não existiria o placebo", avalia o terapeuta. "Qualquer doença ou problema psicológico que se manifesta em campo físico é somente um desequilíbrio em nosso corpo energético. Por isso, temos tido resultados excelentes no tratamento de portadores de transtornos psicológicos ou doenças de difícil resposta à terapêutica médica. A Apometria é o único método conhecido com o qual o paciente com este tipo de problema recebe alta", afirma Cavallini. A técnica, mesmo tendo surgida na década de 70, ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas. "A Apometria traz infinitos benefícios ao paciente, pois diferente dos tratamentos alopáticos, trata da causa e não dos sintomas, possibilitando assim a cura e não uma simples melhora temporária", diz Dárcio Cavallini. Para o terapeuta, perceber seu corpo e seu estado mental é a melhor forma de evitar a depressão. "Qualquer pessoa, antes de chegar no nível depressivo passa pelo nível do estresse, sofrendo com problemas de sono, crises de ansiedade, cansaço e tristeza crônicos, entre outros. Por isso, é importante tratar estes sintomas o quanto antes para evitar o desequilíbrio total das energias", aconselha.


segunda-feira, março 16, 2009

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA



Saiba o que mudou na ortografia brasileira:


Por Douglas Tufano(Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa)

O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países. Como o documento oficial do Acordo não é claro em vários aspectos, elaboramos um roteiro com o que foi possível estabelecer objetivamente sobre as novas regras. Esperamos que este guia sirva de orientação básica para aqueles que desejam resolver rapidamente suas dúvidas sobre as mudanças introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupação com questões teóricas. Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I JK L M N O P Q R ST U V W X Y Z
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano. Trema Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Como era
Como fica
agüentar
aguentar
argüir
arguir
bilíngüe
bilíngue
cinqüenta
cinquenta
delinqüente
delinquente
eloqüente
eloquente
ensangüentado
ensanguentado
eqüestre
equestre
freqüente
frequente
lingüeta
lingueta
lingüiça
linguiça
qüinqüênio
quinquênio
sagüi
sagui
seqüência
sequência
seqüestro
sequestro
tranqüilo
tranquilo
Atenção: O trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano. Mudanças nas Regras de Acentuação 1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era
Como fica
alcalóide
alcaloide
alcatéia
alcateia
andróide
androide
apóia
(verbo apoiar) apoia
apóio
(verbo apoiar) apoio
asteróide
asteroide
bóia
boia
celulóide
celuloide
clarabóia
claraboia
colméia
colmeia
Coréia
Coreia
debilóide
debiloide
epopéia
epopeia
estóico
estoico
estréia
estreia
estréio (verbo estrear)
estreio
geléia
geleia
heróico
heroico
idéia
ideia
jibóia
jiboia
jóia
joia
odisséia
odisseia
paranóia
paranoia
paranóico
paranoico
platéia
plateia
tramóia
tramoia
Atenção: Essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus. 2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Como era
Como fica
baiúca
baiuca
bocaiúva
bocaiuva
cauíla
cauila
feiúra
feiura
Atenção: Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí. 3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era
Como fica
abençôo
abençoo
crêem (verbo crer)
creem
dêem (verbo dar)
deem
dôo (verbo doar)
doo
enjôo
enjoo
lêem (verbo ler)
leem
magôo (verbo magoar)
magoo
perdôo (verbo perdoar)
perdoo
povôo (verbo povoar)
povoo
vêem (verbo ver)
veem
vôos
voos
zôo
zoo
4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era
Como fica
Ele pára o carro.
Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte.
Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo.
Ele gosta de jogar polo.
Esse gato tem pêlos brancos.
Esse gato tem pelos brancos.
Comi uma pêra.
Comi uma pera.
Atenção:- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode. - Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição. Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim. - Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos:Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes.Ele detém o poder. / Eles detêm o poder.Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas. - É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo? 5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo. Veja: a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos:verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem. verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam. b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem. verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam.
Atenção: No Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com a e i tônicos. Uso do Hífen Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a compreensão dos leitores, apresentamos um resumo das regras que orientam o uso do hífen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientações estabelecidas pelo Acordo.
As observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, como: aero, agro, além, ante, anti, aquém, arqui, auto, circum, co, contra, eletro, entre, ex, extra, geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini, multi, neo, pan, pluri, proto, pós, pré, pró, pseudo, retro, semi, sobre, sub, super, supra, tele, ultra, vice etc. 1. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: anti-higiênicoanti-históricoco-herdeiromacro-históriamini-hotelproto-históriasobre-humanosuper-homemultra-humanoExceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h). 2. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplos: aeroespacialagroindustrialanteontemantiaéreoantieducativoautoaprendizagemautoescolaautoestradaautoinstruçãocoautorcoediçãoextraescolarinfraestruturaplurianualsemiabertosemianalfabetosemiesféricosemiopaco
Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc. 3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Exemplos: anteprojeto antipedagógicoautopeçaautoproteçãocoproduçãogeopolíticamicrocomputadorpseudoprofessorsemicírculosemideusseminovoultramodernoAtenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc. 4. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras.
5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal. Exemplos:anti-ibéricoanti-imperialistaanti-inflacionárioanti-inflamatórioauto-observaçãocontra-almirantecontra-atacarcontra-ataquemicro-ondasmicro-ônibussemi-internatosemi-interno 6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. Exemplos:hiper-requintadointer-racialinter-regionalsub-bibliotecáriosuper-racistasuper-reacionáriosuper-resistentesuper-romântico Atenção:- Nos demais casos não se usa o hífen.Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção.- Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc.- Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc. 7. Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal.
8. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen. Exemplos:além-maralém-túmuloaquém-marex-alunoex-diretorex-hospedeiroex-prefeitoex-presidentepós-graduaçãopré-históriapré-vestibularpró-europeurecém-casado recém-nascidosem-terra 9. Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim. Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu. 10. Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo. 11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição. 12. Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.
Exemplos: Na cidade, conta--se que ele foi viajar.O diretor recebeu os ex--alunos. Resumo - Emprego do hífen com prefixos Regra básicaSempre se usa o hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem. Outros casos1. Prefixo terminado em vogal:- Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.- Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.- Sem hífen diante de r e s Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.- Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas. 2. Prefixo terminado em consoante:- Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.- Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.- Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.
Observações1. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade.2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc. 3 O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc. 5. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista etc.6. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.
***
E tem esse link do Michaelis-UOL
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?typePag=novaortografia&languageText=p

quinta-feira, março 12, 2009

REPÚDIO AO JORNAL DA GLOBO E AO COMENTÁRIO DE ARNALDO JABOR

No dia 4 de março de 2009, o Jornal da Globo noticiou a excomunhão dada aos pais e médicos, que autorizaram e fizeram o aborto de dois gêmeos, numa menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto. Na reportagem, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, diz que os que autorizaram o aborto e os que o fizeram estão excomungados, pois o aborto é um crime abominável. Mas ele explica que só os maiores de idade recebem a excomunhão. No caso, a menina, mãe dos gêmeos, não recebeu a excomunhão. Na entrevista, o Arcebispo diz uma grande verdade a Lei de Deus está acima de qualquer lei humana que permita crimes e assassinatos. O comentarista do jornal acusou o Arcebispo de pertencer à ala conservadora da Igreja. Como se não bastasse, o comentarista ARNALDO JABOR, mostrando toda a sua ignorância de Teologia e da Palavra de Deus, falou que “quem fez a Lei de Deus foram os homens”, que o Arcebispo é um “inquisidor que não tem Deus”, e que usa argumentos da Idade Média. Dizendo também que a Lei de Deus e da Igreja mataram Santa Joana D’arc. E ainda elogiou o Papa Paulo VI e o Papa João Paulo II como progressistas, acusando o Papa Bento XVI de “insensível”, “linha dura”. Em seguida, o JORNAL DA GLOBO colocou um teólogo ex-professor da PUC de São Paulo, argumentando a favor do aborto.
Diante disso, repudiamos tanto o JORNAL DA GLOBO como ARNALDO JABOR e damos total apoio e solidariedade a DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE e esclarecemos:
O aborto é assassinato, pois a criança ou as crianças no ventre da mãe não são parte do corpo dela, mas são seres individuais que precisam somente de tempo e alimentação para se desenvolverem. Nem o pai, nem a mãe acrescentam mais nada ao embrião, depois da concepção.
O médico que fez o aborto se defendeu, dizendo que fez o que era permitido pela lei do país e que a menina corria risco de morte ao engravidar de gêmeos. Porém, a dúvida sobre o risco de morte de uma pessoa não justifica o assassinato de duas (os filhos gêmeos).
Devido à falta de fé de Arnaldo Jabor, ele comenta que a Lei de Deus foi feita pelos homens, igualando as duas leis. Isso é uma falta de respeito não só contra o catolicismo, mas contra todas as Igrejas Cristãs. O fato de ele não acreditar na inspiração bíblica e no mandamento: “Não matarás”, não faz dele um doutor em Teologia.
Os verdadeiros “inquisidores” desta história são os pais da menina, o médico e sua equipe abortista. Eles que decidiram que dois indefesos deveriam morrer para garantir a vida de uma pessoa que PODERIA TALVEZ correr risco durante a gravidez.
Quem matou a Santa Joanna D’Arc foram os governos da França e da Inglaterra, os responsáveis pela acusação de heresia e pela execução da Santa. A igreja, quando teve conhecimento da injustiça, por causa de um acordo político, logo canonizou a Santa.
Os Papas elogiados por Arnaldo Jabor como progressistas eram contra o aborto. E a lei que dá excomunhão a abortistas é de João Paulo II, elogiado por Arnaldo Jabor, e não do Papa Bento XVI, criticado na reportagem.
A reportagem não fala se o teólogo, ex-professor da PUC-SP é católico ou não. E se for, com certeza, não é mais professor da PUC por causa de suas heresias.
Só quem tem o poder de dar a vida pode tirá-la. Esse alguém é Deus. E a vida dos mais velhos não tem mais valor do que a dos mais novos, a vida da mãe não é mais valiosa que a dos filhos. Vida é vida e toda vida deve ser defendida.

Pe. Giovane

terça-feira, março 10, 2009

Baixa renda deve ter financiamento com prestação de R$ 20



Estados e municípios ficarão responsáveis pela escolha dos terrenos que serão disponibilizados para a construção de casas e pelo cadastro dos beneficiários do plano habitacional que o governo federal está elaborando para pessoas de baixa renda. A informação foi dada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, depois de participar, no Palácio do Planalto, de reuniões com os ministros das Cidades, Marcio Fortes, da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Cada prestação do financiamento concedido às famílias beneficiadas, cuja renda não poderá ser superior a três salários mínimos, será de cerca R$ 20, informou o governador do Ceará, Cid Gomes, também presente às reuniões. Oito governadores e um vice-governador participaram das discussões, que abrangeram detalhes do plano e a participação dos estados no processo.
Gomes disse que também foi levantada a possibilidade de redução ou isenção de impostos na compra dp material de construção para as casas. Segundo ele, o Ceará abrirá mão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Se não está sendo feito empreendimento, não tem imposto. Então, estou abrindo mão de uma coisa que não tenho. O estado não terá prejuízo com isso, ao contrário, terá um ganho importante, porque famílias terão uma casa digna para morar”, afirmou.
De acordo com Cid Gomes, os governadores do Pará, Ana Júlia Carepa, do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de Goiás, Alcides Rodrigues, também concordaram em isentar de ICMS o material de construção para as casas populares. Arruda também se mostrou disposto a reduzir o ICMS nesse tipo de operação


Fonte: www.oesteinforma.com.br

segunda-feira, março 09, 2009

Bebê nasce com 6,1 kg e 56 cm em município do RS



Um bebê nasceu com 6,1 km e 56 cm na última quinta-feira, no Hospital de Caridade da cidade de Alecrim, no Rio Grande do Sul.
Segundo informações da Futura Press, o nome dado à criança foi Luana Cleci Lichkoviski.


Fonte: www.terra.com.br

sexta-feira, março 06, 2009

Dia Internacional da Mulher


Mensagem às mulheres pelo seu dia - 08 de Março!


Mulher...

Tens sete sentidos
Sete chaves de poder

Mulher...Mística flor, pétala serena

Seiva suave de uma árvore suprema

Indecifrável Mulher...Força felina e manhosa

Mulher frágil e poderosa

Sobretudo Mulher...Um sopro de vida no mundoAlma do sonho e da dor

És assim quase perfeita
Perfeita dádiva do Criador...



quinta-feira, março 05, 2009

Arcebispo excomunga médicos e parentes de menina que fez aborto

O arcebispo de Olinda e Recife excomungou nesta quarta-feira (4) a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto sofrido por uma menina de 9 anos. Segundo a polícia, o padrastro confessou que abusava da garota. Ele seria o pai dos gêmeos que ela esperava.
Ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que, aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus.
A menina está em uma maternidade pública do Recife. Assim que foi internada, na terça-feira (3) à noite, começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez. No fim da manhã desta quarta, o aborto se consumou, segundo direção de hospital. "Se a gravidez continuasse, o dano seria pior. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar”, explica o médico Olímpio Moraes.
Mas, para a equipe médica, não foi uma decisão simples. A realização do aborto passou a contar com oposição declarada do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, um integrante da ala conservadora da Igreja. “A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, acredita.
“Há duas indicações legais no abortamento previsto em lei, que é o estupro e o risco de vida. Ela está incluída nos dois e, como médico, a gente não pode deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a sofrimento e até a pagar com a própria vida”, rebate o médico.
A reação do arcebispo foi imediata. Assim que soube que o aborto havia sido consumado, dom José Cardoso Sobrinho disse que a Igreja Católica considera que houve um crime e um ato inaceitável para a doutrina. E decidiu: todas as pessoas que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungadas da Igreja.

quarta-feira, março 04, 2009

Paraná registrou 28 casos dengue neste ano




O Paraná registrou 28 casos de dengue autóctone, ou seja, contraída dentro do próprio Estado, desde o começo deste ano. Casos importados totalizaram dez ocorrências. Embora o número de casos mantenha a queda verificada desde o ano passado, Martin, secretário de estado da saúde alerta que a possibilidade de uma epidemia de dengue hemorrágica continua presente. “Não podemos baixar a guarda”, garantiu Martin.“A dengue não tem nada de benigna. É uma doença que quando evolui para sua forma hemorrágica pode matar”, explicou, ao lembrar que em 2008 o Paraná registrou dois óbitos por dengue, embora neste mesmo ano a queda no número de casos tenha sido de 97%. O perigo existe até porque em outros estados, como a Bahia e o Rio de Janeiro, enfrentam epidemias da doença.

O extremo oeste está em alerta! Foz já registrou 4 casos.